Piaui
15.05.2024O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rama Boa, localizado em Altos (PI), realizou a Olimpíada Interna de Matemática (Olimat) com o objetivo de fortalecer as habilidades dos estudantes na disciplina. Nesta terça-feira (14), aconteceu a cerimônia de premiação dos 30 alunos melhor classificados na competição, que contou com a presença dos pais e responsáveis.
A Diretora do CETI Rama Boa, Clemilda Almeida, explicou que a iniciativa estimula o interesse pela matemática e pelas ciências, além de despertar nos alunos a capacidade de resolver problemas, desenvolvendo o raciocínio e melhorando o ensino.
“Todos os estudantes matriculados na escola, da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, estavam inscritos automaticamente. A prova foi aplicada no dia 12 de abril e divulgamos os 30 melhores, que vão compor uma turma especial preparatória para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É uma ação própria que, alinhada com as ações desenvolvidas pela Seduc, oferece mais oportunidades aos nossos alunos”, comentou a Gestora.
A cerimônia premiou o 1º colocado com medalha de ouro, placa de homenagem, caixa de bombom, certificado e um celular. O 2º colocado recebeu medalha de prata, caixa de bombom e um tablet, enquanto o 3º colocado conquistou medalha de bronze, caixa de bombom e uma transferência em dinheiro via PIX no valor de R$ 100,00. Foram também entregues menções honrosas aos estudantes e uma homenagem aos professores envolvidos no projeto.
Os medalhistas de ouro, prata e bronze foram Samuel Tallyson de Carvalho, Ana Virgínia Bacelar e Maria Gabryelly do Nascimento, respectivamente. “Esse resultado é uma motivação para continuar me dedicando aos estudos e perseguindo meus objetivos. Agradeço ao CETI Rama Boa e a Seduc por promoverem essa competição e por valorizarem o esforço dos alunos. Essa experiência me mostrou que, com dedicação e apoio, podemos alcançar grandes resultados”, disse o estudante Samuel.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, é fundamental investir em projetos que preparem os estudantes para as Olimpíadas do Conhecimento, pois essas competições ajudam a desenvolver habilidades e conhecimentos que vão além do currículo escolar tradicional.
“Implementamos no ano passado o programa Seduc Olímpica. Tem sido uma iniciativa que promove diversas competições e oportunidades para os alunos se prepararem e se destacarem em Olimpíadas de âmbito nacional e internacional. Essa ação tem inspirado as escolas a promoverem suas próprias competições. Além disso, a premiação em forma de bolsa para os estudantes medalhistas é um incentivo valioso, que reconhece o esforço e dedicação desses jovens. Essa valorização dos talentos e habilidades é essencial para motivá-los a buscar cada vez mais conhecimento e excelência em suas áreas de interesse", detalhou o Secretário.