Piaui
15.05.2024Método importante para reforçar conhecimentos em determinadas disciplinas, as Olimpíadas do Conhecimento têm desafiado os estudantes Seduc a fortalecerem seus estudos para garantir um bom desempenho educacional. Com a última fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), 3 estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conquistaram medalhas de prata e bronze na competição científica.
O estudante João Vitor Araújo, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Alberto Leal Nunes, em Regeneração, alcançou a maior nota do Piauí, conquistando a medalha de prata. João Vitor já chegou três vezes na fase final da OBB e nessa edição saiu vitorioso da última fase. Para ele, o sentimento de orgulho é o que predomina nesse momento significativo em sua vida.
“Conquistar a medalha de prata na OBB foi sem dúvidas uma conquista ímpar na minha trajetória. Desde a 1ª série do Ensino Médio venho buscando essa conquista. E, após chegar três vezes na final, consegui esse objetivo, atingindo a maior nota do Piauí. É uma conquista que simboliza não só a minha busca pela medalha, mas também o engajamento da escola com essa Olimpíada desde o princípio. Foi um longo processo que teve o seu devido prêmio”, afirmou o jovem.
João Vitor revela que o fruto de sua conquista consistiu em seu empenho na preparação com uma rotina produtiva de estudos. “A minha preparação foi se modificando com o tempo. Nas primeiras participações, fiquei bastante concentrado no estudo passivo da teoria. O que já me proporcionou bons resultados. Mas nessa última edição, o estudo ativo por meio de questões e flashcards, foi crucial para essa conquista”, disse.
O diretor do CETI Alberto Leal Nunes, Ismael Dantas, destaca que a escola conta com um núcleo de circuito olímpico que busca preparar os alunos para as diversas olimpíadas do conhecimento.
“O nosso núcleo olímpico é atrelado às disciplinas curriculares e funcionam como um estímulo a mais para os alunos se aprofundarem em cada área. Após as inscrições, iniciamos a preparação com aulas extras, aulas on-line com professores e alunos monitores. As olimpíadas são assim ferramentas que a escola encontrou de incentivar os alunos a participarem de competições aprimorando seu conhecimento e proporcionando aos estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos”, afirmou o diretor.
Os outros dois estudantes medalhistas da OBB foram Érik Gabriel Lima e Giovanna Gomes, do CETI Dona Rosaura Muniz Barreto, localizado no município de São Miguel do Tapuio. Os dois alcançaram medalha de bronze na olimpíada.
38 estudantes da Seduc foram classificados para a última fase da Olimpíada de Biologia, que foi aplicada no dia 3 de maio. O resultado expressivo reflete o trabalho de excelência educacional desenvolvido pelas escolas e empenho dos estudantes na preparação para olimpíadas do conhecimento.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, expressou sua felicidade pela conquista alcançada na OBB e reforçou o empenho em ações que proporcionem a preparação de estudantes para competições do conhecimento. “Parabéns a esses estudantes que, com foco e determinação, saíram vitoriosos da fase final dessa olimpíada. Eles provaram ser grandes protagonistas da Olimpíada Brasileira de Biologia, sempre conquistando medalhas em suas participações, assim como os 38 estudantes classificados para essa última fase. O nosso intuito é continuar trabalhando diferentes frentes de ações que resultam na garantia de oportunidade aos nossos estudantes para estas experiências de aprendizagem”, comentou o gestor.
SOBRE A OBB - A Olimpíada Brasileira de Biologia é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia.