Piaui
11.03.2025As Escolas de Tempo Integral vêm transformando os resultados dos estudantes da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) em competições nacionais, como a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira – OLITEF 2024. Com o apoio do projeto Seduc Olímpica, os alunos piauienses conquistaram 1.104 medalhas, sendo 194 de ouro, 337 de prata e 573 de bronze.
Com a participação de 16.834 estudantes da rede pública estadual, a competição contou com representantes de mais de 250 escolas da Seduc. As provas foram divididas em três níveis de dificuldade e abordaram temas como Educação Financeira Básica, Renda Fixa e Renda Variável.
O Piauí se destacou entre os estados com maior número de medalhas, consolidando-se como referência na preparação dos estudantes para o domínio das finanças. “O Piauí é o primeiro estado do Brasil a universalizar a oferta do Tempo Integral nas escolas de Ensino Médio e os resultados em competições nacionais mostram que estamos no caminho certo”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Ensino de Educação Financeira e Estratégias de Sucesso
As escolas da rede estadual já incorporam Educação Financeira na grade curricular, preparando os alunos para lidar com planejamento financeiro, orçamento doméstico e investimentos. No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Firmina Sobreira, por exemplo, os estudantes utilizaram atividades lúdicas, debates sobre planilhas de gastos e simulações de controle de despesas domésticas, como contas de água, luz e transporte. Como resultado, a escola conquistou 69 medalhas na competição.
Para Pedro Gabriel Lopes Ribeiro da Paz, medalhista de ouro, a abordagem prática do ensino foi fundamental. "Foi uma prova fácil, pois estávamos preparados com aulas que abordavam situações reais do dia a dia, como pagamento de contas e controle de gastos. Ter a medalha em mãos é uma grande felicidade", comemorou.
Em Floriano, o estudante Isaque Ferreira, do CETI Djalma Nunes, celebrou sua medalha de prata e já planeja novos desafios. "Esse resultado me motivou a continuar forte nas próximas competições", afirmou.
Sobre a OLITEF
A Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) é uma iniciativa nacional gratuita organizada pela B3 (Bolsa de Valores do Brasil), em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e com apoio do Ministério da Educação, Banco Central, Consed e Undime. A competição tem como objetivo estimular o conhecimento financeiro entre estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio.