Estudantes se preparam para participar das Olimpíadas de Astronomia e de Foguetes

Piaui

28.04.2023

Estudantes de toda a Rede Estadual de Ensino estão se empenhando para a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOB). Ambas acontecem no dia 19 de maio, nacionalmente.

A OBA e a MOBFOG têm por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica, Física, Foguetes e Ciências afins, para promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Os 250 alunos integrados ao Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cleonice de Castro Teles, localizado no município de Luzilândia, já iniciaram a construção dos foguetes e os testes de lançamento para a MOBFOG, que ocorrerá no dia 6 de maio, no Estádio Municipal Raimundo Marques.

De acordo com o professor de Física e orientador dos alunos, Leandro Oliveira França, está sendo preparado um aulão e um treinamento das questões no simulado para a OBA. Além do acompanhamento e orientação necessária para a construção e lançamento dos foguetes para a MOBFOG. “Sempre busco incentivar eles a participarem de olimpíadas como essa. Além do conhecimento adquirido com Ciências, principalmente em Física, eles estão aprendendo como é importante o trabalho em equipe. Alguns lançamentos testes alcançaram mais de 100 metros, explica o professor.

No Ceti João Henrique de Almeida Sousa, em Teresina, foi realizada uma oficina para os alunos, conduzida por ex-estudantes da escola que foram vencedores em edições anteriores das olimpíadas. Na ocasião, os ex-alunos falaram da importância da olimpíada e compartilharam suas experiências no projeto MOBFOG. “Foi uma oportunidade única para os nossos alunos aprenderem mais sobre o projeto e se inspirarem a participar. Agradecemos aos nossos ex-alunos pelo seu compromisso e dedicação em compartilhar seus conhecimentos com nossos alunos”, declarou a diretora da escola, Djanira Alencar.

A Unidade Escolar João Francisco, em Luzilândia, está em ritmo de preparação para as olimpíadas. “Estou aplicando a MOBFOG com a turma do 3° ano e o engajando foi total. Terminamos a construção de 9 foguetes com os alunos. Eles estão muito animados com a Olimpíada”, revela o professor de Física da escola, Adriano Santos.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, pontuou a importância de alinhar as práticas e saberes que compõem a rotina de aprendizado das escolas. “Entendemos que o modelo pedagógico das escolas vai além da jornada das disciplinas básicas. Nas escolas de tempo integral, por exemplo, há um investimento no estudo orientado pelos professores, preparação para olimpíadas, recomposição de aprendizagem, o lazer e a cultura, então, são diversas atividades que fixam os alunos nas escolas e melhoram os resultados de desempenho e aprendizagem”, afirmou.


OBA e MOBFOG


A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais podem ser do 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, preferencialmente participando voluntariamente. Ambas contam com a orientação de um professor de Física para sua execução.

A prova da OBA de 2023 será realizada no dia 19 de maio presencialmente dentro da escola sob supervisão dos professores aplicadores. As provas, compostas por 10 questões, serão compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio, sendo constituída por 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica.

A MOBFOG consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A data limite para o lançamento dos foguetes é até o dia 19 de maio de 2023.