Pernambuco
18.11.2019Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Don Vieira, em Nazaré da Mata, sabatinaram vereadores da cidade na última quinta-feira (14) pelo projeto Aula Cidadã, que há seis anos aproxima os jovens da política. O evento aconteceu no auditório da unidade de ensino e reuniu alunos do terceiro ano e três parlamentares, que passaram a tarde inteira discutindo e propondo possíveis soluções para os problemas do município.
O projeto entra em atividade todo início do ano letivo, quando a professora e idealizadora Severina Tavares dá uma aula sobre os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. A partir daí, todas as turmas começam a estudar sobre como funciona a política visitando a Câmara dos Vereadores na cidade e, posteriormente, debatendo sobre a rotina do equipamento na escola. No final do ano, sete dos 13 vereadores são escolhidos pelos estudantes para participar da sabatina. Pavimentação de ruas, iluminação, segurança, saneamento básico e outros assuntos são discutidos na ocasião.
“Há seis anos realizamos esse projeto e alguns problemas já foram solucionados por conta dele. O vereador é o político que está mais próximo da comunidade e é ele quem pode pressionar o prefeito para atender as necessidades da população. Os alunos que participam têm mais de 16 anos e são os novos eleitores e passam por essa atividade muito mais politizados, conscientes e com mais criticidade para escolher o melhor candidato. A escola não toma partido, muito pelo contrário: nós falamos bastante sobre a importância de votar por consciência própria, sem interferências”, contou Severina.
O estudante Samuel Ribeiro, de 18 anos, alegou que a Aula Cidadã mudou a percepção de muitos colegas de turma sobre a política. “Antes, todo mundo aqui pensava em votar nos candidatos que o pai indicava, e hoje é completamente diferente a forma como a gente enxerga o papel do político na sociedade. Aprendemos que podemos, sim, cobrar, questionar, nos posicionar. Fiquei tão entusiasmado com as idas à Câmara, que isso influenciou na minha decisão em fazer o curso de Direito para ser um jurista e garantir que as leis sejam cumpridas em todos os âmbitos”.
Maristela Araújo, presidente da Câmara dos Vereadores, participou da sabatina e elogiou a continuidade do projeto que, segundo ela, vem sendo sentida nas eleições da cidade. “Há alguns anos, quando não existia a Aula Cidadã, Nazaré da Mata tinha um número expressivo de adolescentes e jovens que não votavam com muita responsabilidade. Após a criação do projeto, nós pudemos perceber os alunos saindo daqui muito mais interessados pela política, sempre nos cobrando, sempre participativos e críticos na cidade. Esse projeto é muito importante para todos que participam diretamente e indiretamente, que são os familiares e amigos”, frisou a parlamentar.