Estudantes sabatinam vereadores em Nazaré da Mata

Pernambuco

18.11.2019

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Don Vieira, em Nazaré da Mata, sabatinaram vereadores da cidade na última quinta-feira (14) pelo projeto Aula Cidadã, que há seis anos aproxima os jovens da política. O evento aconteceu no auditório da unidade de ensino e reuniu alunos do terceiro ano e três parlamentares, que passaram a tarde inteira discutindo e propondo possíveis soluções para os problemas do município.

O projeto entra em atividade todo início do ano letivo, quando a professora e idealizadora Severina Tavares dá uma aula sobre os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. A partir daí, todas as turmas começam a estudar sobre como funciona a política visitando a Câmara dos Vereadores na cidade e, posteriormente, debatendo sobre a rotina do equipamento na escola. No final do ano, sete dos 13 vereadores são escolhidos pelos estudantes para participar da sabatina. Pavimentação de ruas, iluminação, segurança, saneamento básico e outros assuntos são discutidos na ocasião. 

“Há seis anos realizamos esse projeto e alguns problemas já foram solucionados por conta dele. O vereador é o político que está mais próximo da comunidade e é ele quem pode pressionar o prefeito para atender as necessidades da população. Os alunos que participam têm mais de 16 anos e são os novos eleitores e passam por essa atividade muito mais politizados, conscientes e com mais criticidade para escolher o melhor candidato. A escola não toma partido, muito pelo contrário: nós falamos bastante sobre a importância de votar por consciência própria, sem interferências”, contou Severina. 

O estudante Samuel Ribeiro, de 18 anos, alegou que a Aula Cidadã mudou a percepção de muitos colegas de turma sobre a política. “Antes, todo mundo aqui pensava em votar nos candidatos que o pai indicava, e hoje é completamente diferente a forma como a gente enxerga o papel do político na sociedade. Aprendemos que podemos, sim, cobrar, questionar, nos posicionar. Fiquei tão entusiasmado com as idas à Câmara, que isso influenciou na minha decisão em fazer o curso de Direito para ser um jurista e garantir que as leis sejam cumpridas em todos os âmbitos”. 

Maristela Araújo, presidente da Câmara dos Vereadores, participou da sabatina e elogiou a continuidade do projeto que, segundo ela, vem sendo sentida nas eleições da cidade. “Há alguns anos, quando não existia a Aula Cidadã, Nazaré da Mata tinha um número expressivo de adolescentes e jovens que não votavam com muita responsabilidade. Após a criação do projeto, nós pudemos perceber os alunos saindo daqui muito mais interessados pela política, sempre nos cobrando, sempre participativos e críticos na cidade. Esse projeto é muito importante para todos que participam diretamente e indiretamente, que são os familiares e amigos”, frisou a parlamentar.