Estudantes “ribeirinhos” do Paraguai Mirim terão polo de apoio presencial para oferta da EJA-EaD

Mato Grosso do Sul

28.02.2024

A SED (Secretaria de Estado de Educação) realizou visita à comunidade ribeirinha do Paraguai Mirim, localizada na região de confluência do rio Paraguai com o rio Paraguai Mirim, ao sul da comunidade do São Lourenço e a 140 km do município de Corumbá, para a implantação de um polo de apoio presencial para a oferta da EJA (Educação de Jovens e Adultos – EaD), com a efetivação das matrículas dos novos estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino).

O projeto, iniciado em agosto de 2023, é fruto de um levantamento de demandas, em parceria com o Instituto Agwa. Foram entrevistados ribeirinhos que elencaram questões como a necessidade da oferta do Ensino Médio e a recuperação de vida escolar pelas famílias que evadiram das escolas ainda muito cedo para trabalharem nos rios.

“Levando em consideração o cenário no qual se insere às comunidades ribeirinhas, tendo sua população, em maioria, trabalhando enquanto isqueiros, piloteiros e pescadores, tal solução está em consonância com sua realidade”, menciona Douglas Henrique Melo Alencar, asssessor escolar de Educaçaõ Ambiental da SED

Em atenção aos dilemas e realidade da comunidade local, a equipe da SED, com vistas ao atendimento dos ribeirinhos com a oferta da EJA/EaD, ensino médio e fundamental, de forma a conciliar a rotina de trabalho com os estudos. “Vale ressaltar que a oferta do Ensino Médio na região é algo inédito na comunidade, sendo um anseio a todos que vivem ali, sobretudo, com uma proposta que flexibiliza a aprendizagem em tempos e espaços diversos como a EJA na EaD”, explica Edvaldo Angelotti Junior, técnico da Central de Matrículas.

Trabalho comunitário

As ações da Secretaria de Estado de Educação na comunidade ribeirinha foram realizadas entre os dias 20 e 23 de fevereiro para divulgação e esclarecimento de dúvidas sobre a EJA EaD, aplicação de avaliações de classificação para os estudantes que não possuem documentos como o histórico escolar, plantões para realização da pré-matrícula e em seguida sua respectiva efetivação. Também foram realizadas em Corumbá, reuniões com a CRE_3 (Coordenadoria Regional de Educação), representantes da Secretaria Municipal de Educação e com a gestores das escolas das águas de Corumbá.

 De acordo com relatos da comunidade, a etapa do Ensino Médio é um anseio antigo e poderá abrir novas oportunidades de emprego a todos na região, e acerca da possibilidade de retorno dos adultos às escolas é algo que também contribuirá para o desenvolvimento social da região.

O polo de apoio presencial funcionará em uma jornada de 40 horas semanais, e contará com um coordenador de polo, que será supervisionado pelo CEEJA (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professora Ignês de Lamônica Guimarães) - em Campo Grande. Todos os estudantes terão acesso a infraestrutura e recursos do polo, conforme disponibilidade pessoal, para que possam realizar as atividades, provas, leituras dos materiais e assistir aos vídeos dos professores. Também será possível realizar videoconferência com os professores de Campo Grande sempre que necessário.

Educação Ambiental

As ações de Educação Ambiental na comunidade direcionou seus esforços, principalmente, para as questões sociais e políticas que a permeiam. A escuta dos entrevistados, o conhecimento da região pantaneira e seus respectivos déficits fizeram parte da etapa de análise socioambiental da Secretaria de Estado de Educação.

As questões como, a distância, o acesso à internet, os incêndios no Pantanal em 2021 que queimou mais de 250 mil hectares e a seca do rio Paraguai nos últimos 4 anos agravaram a vulnerabilidade social, bem como o êxodo da população da região.

“A oferta da EJA/EaD, em parceria com o Instituto Agwa, é o primeiro passo da SED para atender a demanda de escolarização da comunidade ribeirinha do Paraguai Mirim, com a expectativa para novos projetos que promovam o engajamento social da região”, ressalta assessor escolar da EJA Jean Carlos Almeida Cordoval.

É importante ressaltar também que o trabalho desenvolvido em consonância com as ODS 4 – Educação de Qualidade (Objetivos de Desenvolvimento Sultentável - Integração nas atividades extracurriculares das escolas desempenha um papel fundamental na conscientização e no engajamento dos alunos em questões relacionadas à sustentabilidade e ao bem-estar global) - ­ 10 - Redução das Desigualdades, 16 - Paz, justiça e instituições eficazes e 17 - Parcerias e meios de implementação.

Adersino Junior, SED

Fotos: Douglas Alencar.