Estudantes realizam última etapa de avaliação formativa do CAEd/2022

Tocantins

04.11.2022

Willian Alves/Governo do Tocantins

A estudante Lindycci Estheffany Gomes da Silva tem 15 anos e está na 1ª série do Ensino Médio, na Escola Estadual Novo Horizonte, na região sul de Palmas. Lindycci é presidente do Grêmio Estudantil e, assim como ela, mais cerca de 135.300 alunos da rede estadual de ensino realizaram a última etapa de avaliação formativa do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/2022). “A prova de Língua Portuguesa estava bem mais fácil que a de Matemática, mas deu certo. Se eu não tivesse adquirido todo o aprendizado ao longo do ano, aqui na escola, não teria conseguido realizar”, relatou.

As provas de Língua Portuguesa foram aplicadas na quinta-feira, 3, e as de Matemática nesta sexta-feira, 4, de forma presencial. Todos os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participaram das avaliações e tiveram duas horas para cada disciplina. A aplicação faz parte de uma das ações do Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar), desenvolvido pela equipe pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc), visando adequar as habilidades e as competências do estudante perdidas durante a pandemia de covid-19. 

Segunda a gerente de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Márcia Brasileiro, agora será possível analisar como foi a aplicabilidade das matrizes de recomposição. “Os resultados nos trarão um olhar de como será o currículo para o ano de 2023. Lembrando que a primeira prova, realizada neste ano, foi a avaliação diagnóstica e mostrou como nossos estudantes estavam voltando da pandemia, assim pudemos agir da melhor forma possível”, explanou.

Quem também realizou a prova foi a estudante Larissa Souza Marques, de 15 anos, também da Escola Estadual Novo Horizonte. A jovem está no 9º ano do Ensino Fundamental e, apesar de ter achado tensa a aplicação, conseguiu participar dos dois dias. “Eram assuntos que eu já estava acostumada a ver na nas aulas, como frações e subtrações. Matemática sempre foi difícil pra mim, mas depois de todos os ensinos durante este ano acho que me saí muito bem”, afirmou. 

Edição: Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Karleane Rodrigues/Governo do Tocantins