Estudantes quilombolas da Universidade Federal de Mato Grosso já podem requerer bolsas de estudo

Mato Grosso

06.02.2023

Os estudantes remanescentes de comunidades quilombolas, matriculados em cursos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), podem solicitar as bolsas de estudo concedidas pelo Governo de Mato Grosso, no valor de R$ 900, na próxima segunda-feira (06.02).

Ao todo, 56 acadêmicos serão beneficiados, sendo que 41 considerados hipossuficientes já foram pré-selecionados para receber o recurso, denominado Auxílio Pequi. As outras 15 vagas serão disponibilizadas aos estudantes que se enquadram nos critérios e demonstrar interesse em obter o auxílio, que é pago por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Para ter acesso ao programa, os pré-selecionados deverão assinar o Termo de Compromisso no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFMT, entre os dias 6 e 17 deste mês. 

O benefício começa a ser liberado na próxima semana e será pago durante oito meses. 

A bolsa tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, e contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação quilombolas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A seleção dos candidatos aprovados pelo Proinq seguiu critérios de classificação que contabilizaram as notas do  ensino médio, seja através do histórico escolar, da análise de pontuação máxima, comparando os últimos 5 anos do Enem ou outras provas que o candidato tiver realizado especificamente na rede estadual de ensino.

Em Mato Grosso, a Seduc-MT oferta a educação quilombola em cinco escolas nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Nossa senhora do Livramento, Barra do Bugres, Santo Antônio de Leverger e Chapada dos Guimarães, além de salas anexas na Comunidade do Chumbo, em Poconé.

O edital de apoio financeiro aos ingressantes pelo Programa de Inclusão Quilombola, o Proinq, já está disponível para consulta AQUI.