Estudantes protagonistas da Escola Estadual Antonia da Silveira Capilé criam “Árvore dos sonhos”

Mato Grosso do Sul

05.05.2023

Os professores Karoline Landgraf Ribeiro, Letícia Berloffa, Marieli Belmonte Moares e Wagner Batista Pinheiro, da disciplina de projeto de vida da Escola Estadual Antonia da Silveira Capilé, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, em Dourados, planejaram aulas com foco na criação da árvore dos sonhos com os estudantes do 8º  e 9º  do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio.

A primeira aula foi de introdução à arvore dos sonhos, onde os professores explicaram o que é árvore, como ela funciona, a importância de ter um projeto de vida e como a árvore dos sonhos pode ajuda-los nesse processo. Os professores deram exemplo de como outras pessoas usaram a árvore dos sonhos para alcançar seus objetivos.

Após a explanação, houve um debate sobre os possíveis obstáculos que os estudantes podem enfrentar na realização de seus sonhos, identificando estratégias para superar esses obstáculos. Os estudantes foram incentivados a criarem um plano de ação para alcançarem os objetivos listados na árvore dos sonhos.

 Ao final desse processo, os professores pediram aos alunos que compartilhassem suas árvores dos sonhos  e planos de ação com a classe e  registrassem nos seus Diários de Bordo criando um sistema de monitoramento de progresso para acompanhar seus sucessos na realização de seus objetivos e então, a árvore coletiva foi criada e exposta no pátio da escola promovendo também a interação entre os estudantes e equipe escolar. 

“A árvore dos sonhos é uma ótima ferramenta para ajudar os estudantes  a visualizarem seus objetivos e criar um plano de ação para alcançá-los”, finalizou gestora Marisa Pereira dos Santos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.