Estudantes plantam mudas de árvores frutíferas na Escola Tiradentes

Amapá

27.11.2020

Por Caroline Mesquita


Estudantes da Escola Estadual Tiradentes, de tempo integral, plantaram ao redor da instituição três mudas de árvores frutíferas, sendo duas mangueiras e um abacateiro. A ação aconteceu nesta quinta-feira, 26, por incentivo do Programa Jovem Senador, que tem como símbolo a Árvore do Conhecimento.

Devido às ações de prevenção à Covid-19, a edição 2020 do Jovem Senador foi adiada, porém, o Senado Federal organizou a campanha “Plante sua Árvore do Conhecimento” para manter germinando o vínculo dos estudantes ao programa, bem como associar o processo de educação e formação política à natureza de crescimento permanente e geradora de frutos das árvores.

A última aluna que representou o Amapá no Jovem Senador é egressa da Tiradentes, por isso a campanha iniciou pela escola. Os estudantes Leonam Santos, Alisson Moraes, Rebeca Pereira, Ana Silva, Shayene Santos e Sâmia Araújo são líderes de turma e participaram da ação. Dos seis alunos, apenas dois já haviam plantado árvores. A expectativa é colher esses frutos daqui a um tempo.

Além de acompanhar o crescimento das árvores, os jovens se interessaram muito pelo programa e prometeram concorrer na próxima edição do concurso de redação, que manteve o tema: “Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania”. Para Rebeca Pereira, é uma forma de treinar também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“É uma experiência válida. É uma possibilidade de participar de um programa bacana e também de exercitar as habilidades de redação”, resumiu.

A campanha é aberta a qualquer escola pública de Ensino Médio. Na próxima segunda-feira, 30, os plantios de árvores serão realizados nas escolas Carmelita do Carmo e José Barroso Tostes, que também já foram vencedoras do Programa Jovem Senador.