Estudantes representam o Estado na cerimônia de premiação nacional da OBMEP em Florianópolis

Piaui

06.06.2023

Os estudantes piauienses da Rede Estadual de Educação que alcançaram os melhores desempenhos do estado na 16ª e 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas (OBMEP), participaram, na tarde da segunda-feira (05), da Cerimônia de Premiação Nacional da OBMEP, que ocorreu em Florianópolis (Santa Catarina), no auditório do Hotel Costão do Santinho.

O encontro reuniu 1.089 jovens de todas as regiões do país para a celebração, na qual foi realizada a entrega de medalhas de ouro aos alunos pelo mérito obtido. Participaram ainda do evento o coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, o ministro da Educação, Camilo Santana, o superintendente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-Pi), Antônio Amaral, e demais autoridades.

A delegação de alunos de cada estado viajou acompanhada de um professor para receber em mãos a tão sonhada medalha dourada. No evento com 3 dias de programação, os jovens participaram de atividades acadêmicas lúdicas, assistiram a apresentações e palestras, trocam experiências e concorreram a um sorteio de brindes.

Para Iago de Brito Vieira, estudante de 16 anos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, localizado em Cocal dos Alves, e medalhista de ouro da OBMEP, a conquista da medalha é resultado da soma dos esforços, o tempo dedicado aos estudos, o incentivo da família e o suporte da escola e dos professores. “Sinto que toda dedicação vale a pena. A conquista da medalha de ouro na OBMEP me incentivou a estudar ainda mais. Atualmente, estou em preparação para vestibulares como do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Instituto Militar de Engenharia (IME) e outros”, revela o adolescente.

Além de Iago, João de Brito Ramos Filho, Murilo Levi de Brito Vieira e Enzo Brito Vieira são os estudantes do Ceti Augustinho Brandão que foram premiados na 16ª edição da olimpíada. Já na 17ª edição, foram premiados os estudantes Francisco Yuri de Brito Vieira, do Ceti Augustinho Brandão; e Allyson de Sousa Almeida, da Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, em Teresina.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP reúne mais de 18 milhões de participantes, do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Na 1ª fase da 18ª edição da OBMEP, aplicada na última terça-feira (30), mais de 170 mil estudantes de 633 escolas da Rede Estadual do Piauí participaram. De acordo com o superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral, está sendo planejada uma preparação para os estudantes classificados para a 2ª fase da OBMEP, que ocorre no dia 7 de outubro. “Estamos muito felizes e orgulhosos por mais essa vitória dos nossos estudantes. E é para alavancar conquistas como essa que pretendemos universalizar a preparação dos estudantes classificados para a segunda fase da Olimpíada em todo o estado, em parceria com o Canal Educação. Na segunda fase serão selecionados os 500 melhores estudantes com os maiores desempenhos do país e queremos continuar mantendo o nosso estado como destaque”, declara o superintendente.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca o papel da Seduc em impulsionar ainda mais os resultados dos alunos da Rede Estadual. “Criamos o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), que estimula o estudo da matemática e contribui para a melhoria do desempenho dos estudantes na OBMEP e em outras avaliações externas. Continuaremos trabalhando intensamente para o avanço na qualidade educacional do Piauí, melhorando as estruturas e as ações pedagógicas. Afinal, a educação tem o grande e nobre poder transformador de vidas, sociedades e gerações”, finaliza o gestor.