Estudantes piauienses realizam experimentos para a Mostra Brasileira de Foguetes

MOBFOG

28.05.2021

Os estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Inês de Maria Sousa Rocha, localizado no município de Piracuruca, se reuniram na tarde desta quinta-feira (27) e realizaram o lançamento dos seus primeiros foguetes.  O experimento faz parte das atividades práticas da 15ª MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) na qual eles aplicaram os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Pela primeira vez, a escola reuniu representantes para a Mostra de Foguetes, com cinco equipes, sendo quatro com estudantes matriculados no 1º ano e uma equipe com representantes do 3º ano do Ensino Médio. Os lançamentos foram registrados na forma virtual e presencial na escola.

A Mostra acontece em paralelo à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

O coordenador pedagógico, Francílio Lima Sampaio, explica que a escola realizou uma busca ativa entre os estudantes para identificar as razões para o baixo índice de participação na OBA e resultou na seleção de equipes para o MOBFOG.

"O diretor Gilvan reuniu os alunos e questionou o porquê de os alunos não estarem participando da Olimpíada e explicou a importância de participarem, mostrou como é interessante a construção dos foguetes e assim despertou o interesse deles em participarem desse projeto. Tivemos 57 inscritos na escola que irão fazer a prova objetiva da OBA, que acontece de forma on-line por um aplicativo, na parte da manhã, e da MOBFOG que é a prova prática com a confecção de um foguete e esta será a primeira vez que a escola participa", afirmou.

Todos os foguetes foram confeccionados pelos próprios estudantes, em casa, com ajuda de seus familiares, após atividades e temas trabalhados. Eles utilizaram materiais como garrafas pet, canos de PVC, balões, vinagre e bicarbonato de sódio.

"Foi enviado aos alunos o regulamento e os slides com as instruções para a confecção dos foguetes. A escola realizou, na última segunda-feira (24), um encontro virtual com os participantes para informar os últimos detalhes como horário e local para o lançamento dos foguetes. Os alunos estão muito ansiosos para o lançamento e bem otimistas para quebrar o recorde da Olimpíada que é de 363 metros", explicou o coordenador pedagógico.

Incentivo aos estudantes

O principal objetivo do chamado, segundo o diretor do Ceti Inês Rocha, Gilvan Fontenele, é inserir os estudantes em atividades diversificadas para que eles transformem os conhecimentos aprendidos da teoria em prática.

"A escola todos os anos incentiva os alunos a participarem de todas as Olimpíadas inerentes à educação. Sabemos da importância dessa participação, pois instiga o aluno a pesquisar e abre um olhar novo para o mundo das ciências. Este ano fizemos uma reunião on-line com todos os alunos e mostramos como funcionavam as duas modalidades e os alunos ficaram interessados. Nossos alunos já participaram de Olimpíadas como a OBMEP, OBA, Língua portuguesa, história, química, entre outras, em que foram medalhistas, porém não tínhamos participado da Mostra, que é uma competição agregada à OBA", destacou o diretor.

Os estudantes do Ceti acompanharam o lançamento dos foguetes produzidos pelos colegas por meio da transmissão na rede social da escola.