Estudantes pernambucanos são classificados para final da Olimpíada Nacional de Ciências

Olimpíadas

15.01.2021

Quatro estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, no Recife, foram classificados para participar da fase final da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Por causa da pandemia da Covid-19, esta etapa da competição acontecerá de forma remota no dia 22 de janeiro. O Programa Ciência na Escola (PCE) envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A ONC é destinada aos estudantes regularmente matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e nas 1ª, 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio; e também estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Para chegar à final da competição, os estudantes tiveram que responder uma prova online com conteúdos de várias ciências, como biologia, astronomia, física, química e história. Foram classificados os participantes que conseguiram obter mais de 50% de acertos no exame. Representam a ETE Almirante Soares Dutra os estudantes Isadora Karoliny Silva Virgínia (1º ano); Maria Eduarda Claudino dos Santos (2º ano); Rik Martins Felix de Almeida (3 º ano); e Raquel Cristine Bezerra Antonino (4º ano técnico). 

Excepcionalmente nesta edição, devido aos transtornos causados pela pandemia mundial da Covid-19, os estudantes de todos os níveis farão os exames com os conteúdos da série anterior àquela que eles estavam cursando em 2020. Todas as questões são analítica/discursivas, e eles responderão em folhas próprias, sejam em seus cadernos ou avulsas tipo Chamex e outras. O sistema delimita um tempo de 2h no qual os estudantes deverão resolver as questões e fotografar as folhas de respostas a partir do próprio aplicativo. 

O aplicativo está disponível na loja do Google e da Apple. Caso algum estudante tenha dificuldade em baixar o aplicativo, basta entrar no navegador do celular e abrir o site https://provas.onciencias.org/ e digitar login e senha que terá acesso ao sistema da mesma forma.

“Foi uma surpresa muito grande para nós receber a notícia de que quatro estudantes da nossa escola foram classificados para participar da final da ONC. Nossa escola tem muitos alunos bons. Eles estão muito felizes e otimistas porque é a primeira vez que eles estão participando dessa olimpíada e já conseguiram esse resultado", salientou o professor de biologia, Levy Mendes. 

O estudante Rik Martins decidiu participar da ONC porque gosta das disciplinas de ciências da natureza. “Está sendo uma experiência incrível, sobretudo, num momento tão conturbado no qual envolve o vestibular e outras demandas. Às vezes eu penso que não vou conseguir conciliar mais alguma coisa nova, porém, um ajuste aqui e outro ali é possível respirar outros projetos além do vestibular”, considerou.

“Além disso, uma das minhas aspirações para o futuro é, de alguma forma, contribuir para a área científica do Brasil, pois eu acredito veemente que um País que investe em ciência é um país que de fato enxerga o seu progresso. Talvez essa tenha sido também uma das razões pelas quais me impulsionou a participar da olimpíada”, finalizou o estudante.