Estudantes participam do processo de escolha dos representantes de turma

Minas Gerais

28.03.2023

Termina nesta terça-feira (28/3), o período da eleição dos Representantes de Turma em todas as escolas da rede estadual de ensino. O processo desenvolvido anualmente pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), incentiva os estudantes a escolherem os seus representantes que serão a ponte entre os interesses da sua classe e as diretrizes da gestão escolar. O objetivo é promover um maior protagonismo juvenil e a participação dos estudantes no ambiente escolar. 

A diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Patrícia Queiroz de Aragão, afirma que a escolha do representante de turma é um ato democrático que favorece a formação para a cidadania. "Eleger um representante de turma pode ser uma das primeiras oportunidades que o jovem tem para escolher um candidato que o represente em valores e opiniões", ressalta. 

Neste ano, as escolas têm desenvolvido diferentes maneiras para que os estudantes  escolham os seus representantes. Como na Escola Estadual Vinicius Meyer, em Pouso Alegre, que realizou um processo de votação de maneira inovadora ao utilizar uma urna digital, via aplicativo de celular. "Essa ação teve um impacto muito positivo para toda escola porque muitos alunos nunca tiveram contato com as urnas eletrônicas e nunca votaram", destaca Isabela de Araújo, estudante do 3º ano do ensino médio da escola, que completa dizendo que alguns estudantes mais novos se sentiram mais responsáveis por estarem votando.

A iniciativa de fazer a votação digital partiu do grêmio estudantil. O aplicativo usado pelos alunos, assim como a organização do processo eleitoral, traz uma experiência de votação parecida com o ato de eleição oficial, como o barulhinho de confirmação de voto e presença de mesários. Esses detalhes inspiram os jovens a serem cidadãos conscientes e participativos na vida social e cidadã. A supervisora responsável da E.E. Vinicius Meyer, Gislaine de Oliveira, aponta que após analisar a viabilidade e a confiabilidade do aplicativo, foram estudados os documentos reguladores do processo de escolha dos representantes de turma para que, então, o app fosse colocado em prática.

"É relevante os próprios estudantes escolherem os seus representantes porque vivemos em um país democrático, por isso a importância dos alunos conhecerem seus representantes e terem voz ativa dentro da escola", enfatiza a estudante Maria Eduarda Borges, também do 3º ano do ensino médio da E.E. Vinicius Meyer. 

A psicóloga do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre, Jackeline Cristina Fortes, destaca que foram trabalhados assuntos sobre liderança para orientar os alunos acerca da forma adequada de escolher seus representantes, e que a escola optou por fazer a votação anônima para que os estudantes expressassem livremente sua escolha e exercessem a democracia ao votar.

 

A Escola Estadual Manoel Loureiro, em João Monlevade, também realizou a votação de maneira digital. “Todo o processo foi feito em comum acordo, de modo especial, pelos próprios alunos, que neste ano organizaram uma eleição via aplicativo”, é o que diz a especialista Marisa Bueno de Bellis, que orientou o processo. 

Ambas as escolas usaram apps disponíveis na loja virtual de aplicativos para celular e, utilizando a própria interface dos programas, adaptaram e personalizaram a experiência de votação. 

A votação tradicional, em cédula de papel, também foi bastante difundida, mas com alguns diferenciais. Como na Escola Estadual João Melo Gomide, em Perdões, onde os alunos, pela primeira vez, usaram uma urna física para recolher os votos em papel e facilitar a apuração. Essa novidade foi organizada com o apoio dos próprios estudantes.

A Comissão Eleitoral passou de sala em sala com uma caixinha para colher os papéis com os votos. Ariany Vitoria Santos, do 2° ano do ensino médio da escola frisa que essa experiência foi divertida e animadora tanto para os candidatos, quanto para os eleitores. "A gente nunca tinha feito assim. Foi uma experiência muito legal e acho que todo mundo gostou", afirma a estudante. 

 

Conselho de Representantes de Turma

O Conselho de Representantes de Turma, desenvolvido desde 2017 pela SEE/MG, tem o intuito de promover a participação estudantil nas escolas e estimular o protagonismo dos estudantes. A ação consiste no processo de escolha de representantes estudantis, por meio da eleição nas turmas e nas escolas, na composição dos Conselhos de Representantes de Turma e na elaboração e execução de Planos de Ação propostos por eles.

O público-alvo desta ação são os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), ensino médio e Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Embora o público-alvo seja estudantes desses níveis de ensino, a pasta também sugere que a ação aconteça com os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º).

Com o encerramento das eleições dos Representantes de Turma, nesta terça-feira (28/3), será iniciada a etapa de Constituição do Conselho de Representantes de Turma e elaboração do Plano de Ação. Para saber mais sobre o processo de escolha dos representantes, clique aqui e confira o documento de orientação.

 

 

Fotos: Divulgação / SEE-MG