Estudantes participam de formação Grêmio Estudantil na Rede Estadual

Piaui

15.05.2023

O diálogo torna-se uma importante ferramenta pedagógica ao oportunizar aos jovens agir politicamente e conciliar opiniões no ambiente escolar. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Grêmios Estudantis (SUGRES), incentiva a prática do diálogo entre os estudantes e a gestão escolar com a implantação de grêmios estudantis.

Entre os dias 9 e 11 de maio, escolas da rede estadual de ensino receberam a equipe da SUGRES com formações quando foi explicada a importância do grêmio escolar e sua formação desde os líderes de turma.

As formações aconteceram nas escolas CETI Solange Sinimbu Viana Arêa Leão, CETI Padre Joaquim Nonato Gomes, CEEP em Saúde Mons José Luis Barbosa Cortez (ETSUS Piauí), CETI João Henrique de Almeida Souza, CEEP Paulo Ferraz e CETI Moaci Madeira Campos.

Vinicius da Silva Noleto, Supervisor dos Grêmios Estudantis, explica que nestes encontros os estudantes recebem todo o conhecimento de forma bem explícita dos direitos, deveres e por que é necessário a representação estudantil na escola. "Após a formação é feita uma comissão eleitoral com os líderes de turma e esta comissão dará o andamento a todo processo de eleição do Grêmio Estudantil na escola até a posse da chapa eleita. Atualmente estamos com mais 70 em formação e cerca de 70 Grêmios já criados, tendo o acompanhamento todo mês e, frequentemente, contactamos as escolas para conversar com os estudantes quanto ao andamento das atividades ou dificuldades encontradas para podermos prestar uma assistência a qualquer situação", informou o supervisor.

Durante as atividades, a equipe de Supervisão de Grêmios reúne os estudantes e promove ações idealizadas para a Rede Estadual de Ensino como as olimpíadas do conhecimento, projetos na área cultural e de esportes tendo como enfoque o protagonismo no planejamento e execução de atividades.

"O Grêmio é um parceiro ativo para melhorar todo desempenho escolar e temos diversas frentes de apoio aos estudantes. Incentivamos atividades culturais como apresentação de teatro, musical nos intervalos, feiras culturais. Na área do esporte, na criação de interclasses, jogos de xadrez e toda área do conhecimento, auxiliando nos projetos da Seduc para com a escola; Na área social, ao fomentar palestras de prevenção que a escola tenha durante o ano. É incentivado o auxílio na organização da escola para melhor aprendizagem e bem estar da escola", comentou o supervisor dos Grêmios Estudantis, Vinicius da Silva Noleto.