Rondônia
07.10.2024Ações de conscientização sobre a crise hídrica no estado têm sido intensificadas pelo governo de Rondônia. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destaca uma dessas iniciativas, realizada com cerca de 180 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cesar Freitas Cassol, os quais participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), no distrito de União Bandeirantes.
A atividade fez parte da trilha de aprofundamento “Água é Vida”, promovida pelo Novo Ensino Médio, conectando os estudantes ao processo de tratamento da água, desde a captação até a distribuição. Durante a visita, os alunos foram guiados pelo engenheiro civil Breno Gonçalves dos Santos, junto à coordenadora do projeto socioambiental de União Bandeirantes, Ketlen Katherine Alves Queiroz e o estagiário Luiz Carlos Antunes. Foi explicado detalhadamente cada etapa do processo de tratamento, desde a captação da água bruta no Rio São Francisco até sua distribuição para as residências de União Bandeirantes, beneficiando 1.200 famílias ou 4.320 pessoas na primeira etapa.
O governo de Rondônia reforça a relevância das ações educacionais em tempos de crise hídrica, por considerar essencial que os jovens e a população em geral percebam a importância da preservação e gestão desse recurso. A visita à ETA ofereceu uma oportunidade de aprendizado prático que reflete diretamente na comunidade.
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou o impacto educacional das atividades desenvolvidas no âmbito do Novo Ensino Médio: “Iniciativas como essa, de conscientização e prática, têm um efeito transformador na formação dos nossos estudantes. O engajamento dos mesmos é uma prova de que a educação pode ser uma ferramenta poderosa na luta pela sustentabilidade.”
EXPERIÊNCIA
A Escola Cesar Freitas Cassol tem se destacado por promover atividades que conectam o conhecimento teórico à realidade prática. Além da visita, os alunos produziram um vídeo sobre a experiência, que está disponível em um canal da escola no YouTube: https://youtu.be/rBVAzS0HdhQ?si=t2BA0I1CdnZrkN9t.