Estudantes paranaenses vivenciam cinema movido a energia solar em evento gratuito

Paraná

18.10.2024

Nesta semana, duas escolas da rede estadual receberam o CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar no Brasil, que trouxe aos estudantes da rede de ensino do Paraná, uma programação especial integrando sessões de cinema gratuitas ao ar livre, sustentabilidade, ciência e tecnologia. O evento é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), e realizado pela Brazucah Produções.

As sessões foram realizadas no Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga, na Lapa (no dia 15 de outubro) e no Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba (no dia 16). Na telona, foram exibidos curtas-metragens e “Cibernéticas”, documentário de produção nacional que aborda o impacto da presença feminina na tecnologia. Estima-se que cada sessão atraiu cerca de 200 pessoas

"Trazer o CineSolar ao Paraná vai além de proporcionar entretenimento. É uma oportunidade de aprendizado para estudantes e suas famílias. O cinema movido a energia solar não é apenas uma forma inovadora de exibir filmes, mas também uma maneira de educar sobre energias renováveis e seus benefícios para o futuro", afirma o secretário de estado da educação Roni Miranda.

O CineSolar utiliza um furgão adaptado, equipado com placas solares no teto, que geram a energia necessária para alimentar todo o sistema de exibição, incluindo as cadeiras, equipamentos de som e a tela. A decoração, elaborada com materiais reciclados e objetos interativos, como lasers e bolas de plasma, ajuda a demonstrar de forma lúdica o processo de conversão da luz solar em energia elétrica.

Para Cynthia Alario, idealizadora do projeto, a iniciativa oferece uma alternativa cultural acessível para cidades que não possuem cinemas. 

"Apenas 9% dos municípios brasileiros têm cinema, e, mesmo onde há, o custo do ingresso, transporte e pipoca pode tornar a experiência inacessível para muitas famílias. O CineSolar é uma maneira gratuita e ao ar livre de proporcionar esse lazer, tornando a experiência ainda mais especial por ser o primeiro cinema do Brasil a funcionar com energia limpa", destaca Alario.

Missão - Viabilizado em colaboração com a UNESCO, o projeto contribui para o cumprimento de 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo ações nas áreas de ciência e tecnologia. Além disso, o CineSolar apoia a iniciativa #EDUCASTEM2030, que visa incentivar meninas e mulheres a seguirem carreiras nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

A Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, reforça a importância da parceria. "Promover o acesso de meninas e mulheres às carreiras científicas é essencial para garantir um futuro mais justo e sustentável. O CineSolar leva cultura e educação a populações que enfrentam dificuldades de acesso, ao mesmo tempo em que estimula a inclusão feminina nas áreas de STEM", afirma.

Em mais de uma década de atuação, o CineSolar já realizou cerca de 2.300 sessões de cinema e 690 oficinas, alcançando 341 mil pessoas em 700 cidades de 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal.