Estudantes Paraenses têm contato com a música clássica nos Concertos Didáticos

Concertos Didáticos

06.04.2017

Cerca de 700 estudantes de escolas públicas municipais e estaduais participaram no dia  24 de março, no Theatro da Paz, da programação dos Concertos Didáticos. Pela manhã teve a apresentação do Grupo K-Ximbinho e à tarde da Orquestra Doce, ambos da Fundação Carlos Gomes (FCG).

O projeto Concertos Didáticos é uma realização da Fundação Carlos Gome (FCG) em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult), Municipal de Educação e Cultura (Semec) e apoio do Theatro da Paz. Mensalmente, os grupos artísticos da FCG apresentam concertos comentados, em que os professores explicam a função de cada instrumento, a importância dos compositores para um determinado período da música e a história desses artistas, tudo de maneira simples e didática.

O objetivo é difundir o ensino da música e aproximar o público infantojuvenil do universo musical, além de proporcionar aos estudantes o contato com grandes instrumentistas paraenses e despertar o interesse pela música de câmara. A cada mês, grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes fazem apresentações gratuitas no Theatro da Paz para alunos de escolas públicas.

“Música é sempre bom para qualquer ouvido, ainda mais música clássica, eu achei o projeto maravilhoso, acho que precisa expandir ainda mais, trazer mais escolas para que os alunos experimentem. Muitas das nossas crianças são da periferia e nunca tiveram a oportunidade de vir ao teatro e de ouvir este estilo musical, o governo está de parabéns”, destacou a professora Tânia Sepeda, da Escola Estadual Lira Teixeira Moura, da Cabanagem.

A estudante Rebeca Barros, de 11 anos, estava muito animada com as apresentações e disse que gostou de tudo. “Achei muito interessante, tudo isso é muito importante para a música, cultura e educação. Gostei de todas as apresentações”, disse a estudante da Escola Estadual Ester Bandeira.

No repertório da Orquestra de Flautas, sob o comando do flautista Acácio Cardoso, os integrantes apresentaram vários estilos, como música folclórica, baião, música moderna e erudita. “Tentamos fazer um repertório o mais abrangente possível para que os estudantes pudessem apreciar os diversos estilos musicais. São arranjos do próprio grupo e composições feitas para formação de flauta doce original”, explicou o professor.



Texto:Eliane Cardoso (colaboração de Rosa Cardoso da FCG)

Fotos:Fernando Nobre