Estudantes paraenses mergulham na obra de Bruno de Menezes

Leitura

03.05.2017

A obra de um dos maiores nomes das letras paraenses, o poeta Bruno de Menezes, é objeto de estudo de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Pedro I, no bairro de Val-de-Cans. A atividade faz parte da Gincana Literária da 21ª Feira Pan-Amazônica do Livro, que será realizada de 26 de maio a 04 de junho, no Hangar convenções e Feiras da Amazônia. “No dia 24 de abril, nós recebemos o professor e escritor João Carlos Pereira para um bate-papo literário sobre o poeta Bruno de Menezes, cuja obra será tema do Sarau Literário que vamos promover na escola, junto com outras atividades a serem apresentadas pelos estudantes na Feira do Livro”, explica a diretora da escola, Juliana Santana.

Na conversa com João Carlos Pereira, os alunos puderam esclarecer dúvidas e curiosidades sobre vários aspectos da vida e obra do autor. Emocionado com a receptividade e entusiasmo dos alunos, João Carlos doou livros para a escola e acabou fazendo referência ao encontro na Escola Dom Pedro I na crônica “Meninos que sonham e vão mudar o mundo”, publicada na última segunda-feira, dia 1º, no jornal O Liberal.

Como destacou João Carlos Pereira, Bruno de Menezes, era um poeta que se fazia respeitar porque ele sabia transitar entre todas as camadas do saber – das mais populares, mostrando a ciência do homem simples, como os freqüentadores do Ver-o-Peso, onde criou a Academia do Peixe Frito, às mais refinadas, como os pares da Academia Paraense de Letras, onde o poeta convivia com alguns dos homens mais cultos do Estado.

“Ele era um poeta que sabia métrica, sabia cadência, sabia poética, e aplicava esse saber a sua poesia, ao tema popular, ao tema africano, à coisa simples que ele ia buscar na rua. Bruno era um poeta completo”’, afirmou João Carlos Pereira. Nascido em 21 de março de 1893, no bairro do Jurunas, em Belém, e falecido em 2 de julho de 1963, em Manaus, Bento Bruno de Menezes Costa escreveu obras como “Batuque”, “Lua Sonâmbula”, “Onze Sonetos” e “Candunga”. 

Formação - Acerca da abordagem da obra de Bruno de Menezes na programação da Escola Dom Pedro I, João Carlos Pereira destacou: “A importância dessa iniciativa da escola é que mostra para o aluno que não existem apenas aqueles medalhões da literatura. Perto de nós, aqui mesmo em Belém, existem grandes autores que nem sempre são lembrados ou reconhecidos. É preciso que os estudantes saibam que o Pará produziu grandes poetas, Bruno de Menezes foi um deles. Essa gincana é uma forma de estimular e de apresentar os grandes autores do nosso estado”, afirmou.

Como lembrança de sua visita à escola, o professor João Carlos doou exemplares do livro “Na Hora da Chuva”, de sua autoria, e da Revista da APL aos estudantes.


Texto:Eduardo Rocha

Fotos:Ascom/Seduc