Estudantes paraenses celebram o Dia Nacional do Livro Infantil

Dia do Livro Infantil

19.04.2017

As novas plataformas tecnológicas permitem a qualquer pessoa, independente do lugar ou situação em que se encontre, o acesso a um amplo leque de informações. Com o auxílio dos celulares, tablets, computadores e outros dispositivos podemos mandar e receber mensagens, pesquisar sobre infindáveis temas, resolver demandas do dia a dia, enfim. Mas ainda é por meio dos livros impressos que, quando crianças, somos introduzidos ao universo da linguagem. Nos livros infantis descobrimos o mundo e o nosso lugar dentro dele.

Por ocasião do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado na terça-feira (18/04), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforça o incentivo à prática da leitura entre os mais de 600 mil estudantes matriculados nas 966 escolas geridas pelo órgão espalhadas pelos 144 municípios paraenses. Trabalho esse feito com base na premissa de que é de criança que se forma, mais que um leitor, um indivíduo consciente de seus direitos e deveres como cidadão, de maneira a contribuir para a construção de um mundo melhor.

No conjunto de ações previstas com este objetivo para o ano letivo em curso está a instalação de uma caixa coletora de livros na sede da própria Seduc, em Belém, como parte da campanha de incentivo à leitura iniciada pelo governo do Estado no dia 11 deste mês e que se prolongará ao longo deste ano. Toda a programação da campanha pode ser conferida no endereço www.pa.gov.br/leitura.

O recipiente para a coleta dos livros foi colocado em frente à sala do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe), no primeiro andar do prédio-sede. O Siebe coordena a rede de bibliotecas escolares nas 12 regiões de integração do estado. As primeiras doações já foram feitas.

Acesso – É consenso entre os professores de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino que aquele estudante que não tem o domínio dos códigos de linguagem do idioma local terá maior dificuldade para aprender outras disciplinas, visto que em todas elas é indispensável ao aluno a capacidade de ler e compreender mensagens e enunciados.

Na Escola Estadual General Gurjão, no bairro da Cidade Velha, é desenvolvido o projeto ‘Vivendo a Leitura na Escola’, que mobiliza 200 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, com idades entre 6 e 10 anos. “No período de abril a junho nós vamos trabalhar, em textos e minipalestras, a Campanha da Fraternidade 2017, cujo tema é a preservação do meio ambiente, e o Hino Nacional, que já está sendo trabalhado nas aulas de Educação Física e terá sua letra abordada nas aulas de Língua Portuguesa. No segundo semestre, serão trabalhados os gêneros textuais”, informa a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Regina Maura Leão.

A atenção à leitura nas escolas se estende também ao Ensino Médio. E o exemplo vem da Escola Estadual Albanizia de Oliveira Lima, no bairro do Marco, onde os estudantes são incentivados ao hábito da leitura por meio de projetos que envolvem profissionais de Língua Portuguesa e de Redação integrados à biblioteca escolar. “Além do período normal de aulas, os alunos dispõem de um horário específico para atividades de leitura na biblioteca da escola, horário esse que consta da grade curricular”, destaca a professora Sueane Freitas.

Os estudantes entram em contato com autores e filósofos para fundamentar a argumentação nos textos. Esse trabalho é reforçado por apresentações na área literária em feiras culturais na escola. O processo instrumentaliza os estudantes, inclusive para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O estudante tem de saber o uso adequado da linguagem nas instâncias de comunicação. Falar não é o mesmo que escrever, e escrever mensagens na internet não é o mesmo que fazer uma redação”, observou a professora Sueane.

Outro incentivo à leitura que parte da rede pública estadual é a participação de estudantes e professores na Feira Pan-Amazônica do Livro, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Este ano em sua21ª edição, a feira ocorrerá de 26 de maio a 4 de junho. A Seduc terá um estande no evento e as escolas estaduais participarão da Gincana Literária e de apresentações na Arena das Artes, entre outras atividades.

Texto:Eduardo Rocha
Fotos:Fernando Nobre