Santa Catarina
04.11.2022Começou na segunda-feira, 31, o período de avaliação institucional das escolas da rede estadual catarinense. Estudantes, pais, professores e outros profissionais que atuam nas unidades escolares podem avaliar a escola respondendo a um formulário on-line da Secretaria de Estado da Educação (SED). Nesta edição, o diagnóstico é voltado para práticas pedagógicas e o ambiente escolar no período pós-pandemia.
“A avaliação institucional é muito importante para entender a realidade das escolas catarinenses. Essas informações auxiliam na tomada de decisão dos gestores e no planejamento das atividades administrativas para os próximos anos. A educação se transformou na pandemia, por isso é importante a participação de toda a comunidade escolar nesta avaliação”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar.
Saiba como responder ao formulário
A comunidade escolar pode responder a Avaliação Institucional até o dia 7 de novembro no site da SED, disponível aqui. Também há um tutorial, que pode ser acessado neste link, com orientações para acessar e responder o formulário.
O formulário tem 16 afirmativas múltipla escolha sobre gestão da escola, clima organizacional e práticas pedagógicas. O objetivo é fazer um diagnóstico das unidades, identificar os desafios coletivos e servir de base para o planejamento do trabalho educativo que será desenvolvido.
No caso específico dos estudantes do 1º a 5º do Ensino Fundamental, a orientação é que eles devem responder o formulário com o acompanhamento dos pais. Além de estudantes e pais, o formulário também é voltado para professores, gestores e equipe administrativa.
Esta é a terceira edição da Avaliação Institucional, realizada pela primeira vez em 2019. Em 2020 a avaliação não foi feita por conta da pandemia e, em 2021, foi aplicada no segundo semestre. Os dados coletados foram contextualizados com os gestores, utilizados para o planejamento das atividades e compilados em um painel digital sobre as escolas estaduais.