Estudantes medalhistas na Olimpíada Nacional de Matemática poderão concorrer a bolsas de estudos no valor de 900 reais

Tocantins

16.02.2023

Joselia de Lima/Governo do Estado

 

Os estudantes tocantinenses medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas devem ficar atentos. No próximo dia 22, serão abertas as inscrições para a Bolsa Tech Fundação Behring-OBMEP, que concederá 25 bolsas de estudos no valor de R$ 900, destinados a alunos premiados em qualquer uma das edições da OBMEP. 

As inscrições serão realizadas até o dia 12 de março, no portal https://bolsatechfundacaobehring.obmep.org.br/portal e o candidato deve ter uma atenção especial para a documentação exigida no regulamento. Uma das condições para que os estudantes participem da concorrência é estar ingressando na faculdade no mesmo ano de inscrição no programa. 

O processo de seleção será realizado de 22 a 29 de março, com a avaliação dos candidatos, e as entrevistas devem ser realizadas de 30 de março a 7 de abril. 

As 25 bolsas de estudos serão concedidas pela Fundação Behring, e terão duração de 12 meses, que poderão ser renováveis anualmente até 60 meses e estarão condicionadas à avaliação do desempenho dos estudantes na faculdade. 

Poderão participar candidatos que estão ingressando nas seguintes áreas: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Solfware, Engenharia Elétrica, Matemática Aplicada, Estatística, Ciências de Dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Bacharelado em Ciências e Tecnologia e cursos relacionados.

De acordo com o regulamento, entre os critérios de avaliação estão o desempenho do aluno no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nas edições da OBMEP e no histórico escolar. 

O objetivo do programa é apoiar financeiramente jovens estudantes talentosos que possam cursar a universidade. 

O professor Paulo Cléber, um dos coordenadores da OBMEP no Tocantins, ressaltou as oportunidades que a Olimpíada Brasileira de Matemática oferece aos participantes. “Eu gostaria de ressaltar que o Tocantins teve uma participação em destaque na OBMEP, tivemos vários medalhistas de ouro, prata e de bronze. A importância dessa bolsa é porque o aluno terá condições de se dedicar mais aos estudos, porque não terá que se preocupar tanto com recursos financeiros. A OBMEP também oferece outras oportunidades por meio do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), com possibilidades de ingressar em cursos superiores por meio da Fundação Getúlio Vargas, como aconteceu com a Janaína Neres Evangelista, de Aparecida do Rio Negro, que está no Rio de Janeiro, cursando Matemática Aplicada. A OBMEP traz grandes vantagens para os alunos”, explicou o professor Paulo Cléber.