Tocantins
10.01.2025Os estudantes tocantinenses que são medalhistas em olimpíadas científicas podem ingressar em cursos superiores por meio das premiações obtidas. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) destinou 131 vagas para cursos como Engenharia Elétrica, Civil, Agrícola, Ambiental, de Transportes, Ciência da Computação, Odontologia, Farmácia, Ciências Biológicas e outros cursos. Para participar, o estudante deve efetuar a inscrição até o próximo dia 15, no portal https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2025/vagas-olimpicas-2025/.
A Secretaria de Estado da Educação incentiva os estudantes da rede estadual a participarem das olimpíadas científicas escolares com o objetivo de terem mais oportunidades.
As vagas são destinadas a alunos de escolas públicas e privadas que apresentaram um bom desempenho em uma das 26 competições do conhecimento do ensino médio. Neste caso, os estudantes precisam ter conquistado as medalhas nos anos de 2023 e 2024, em olimpíadas como a de Matemática, de Informática, de Física, de Ciências, de Química, de Astronomia, de Robótica, etc.
No ato da inscrição, os estudantes deverão apresentar os documentos que comprovem a sua premiação em olimpíadas. O interessado pode se inscrever com a mesma premiação em dois dos cursos ofertados.
Nesse processo seletivo, as medalhas valem pontuações. Por exemplo, a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) vale 200 pontos. Se a medalha for conquistada em olimpíada ibero-americana, valerá 400 pontos, e se for competição internacional, valerá 600 pontos.
A lista com o nome dos convocados para a 1ª chamada será divulgada no dia 24 de janeiro de 2025. A matrícula será realizada de forma virtual, nos dias 27 e 28 de janeiro. O início das aulas será no dia 24 de fevereiro.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins