Estudantes fazem preparação para o segundo dia do ENEM no próximo domingo (10)

Bahia

07.11.2019

Os estudantes da rede estadual de ensino continuam a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que terão o segundo dia de provas, no próximo domingo (10). Nesta etapa serão aplicadas as avaliações de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. No Colégio Estadual de Vila de Abrantes, em Camaçari, a mobilização segue com diversas atividades que complementam as ações desenvolvidas durante o ano letivo.

A professora Cláudia Castro destacou que a preparação dos estudantes para o ENEM envolve projetos que complementam o aprendizado na sala de aula. “A escola trabalha o conceito do ENEM como parte do currículo dos estudantes. Então, os projetos são realizados durante todo o ano, visando esta preparação, mas, também, discutir um olhar diferenciado sobre a nossa realidade e vivências dos alunos. A ideia é sempre trazemos a comunidade para dentro da escola”, ressaltou.

Segundo a estudante Naiquele Amorim, 19, a mobilização da escola após o primeiro dia de provas ajuda a manter o foco no ENEM. “Para mim os assuntos do primeiro dia eram mais fáceis, por isso acredito que fiz uma boa prova. Para exatas tenho dificuldades, porém a ajuda dos professores tem sido fundamental para que eu consiga alcançar um bom desempenho neste domingo. Espero que dê tudo certo”, afirmou. 

Orientações para o exame - Para fazer as provas, o estudante deve levar seu documento de identificação oficial original e com foto. Somente é permitido o uso de caneta esferográfica de tinta preta e com material transparente. Preencher o gabarito com tinta de outra cor gera eliminação. Não são permitidos materiais e objetos como lápis, borracha, régua, lapiseira, corretivo, boné, óculos escuros, anotações, livros, cadernos, chave com alarme, fones de ouvido, calculador e outros dispositivos eletrônicos. 

É importante lembrar que não é permitido o uso de celulares durante as provas e os mesmos devem estar desligados dentro do saco plástico distribuído pelo aplicador e que deverá ficar embaixo da cadeira. Qualquer toque sonoro emitido pelo celular como alarme, ligação ou notificação resultará na eliminação do candidato.