Mato Grosso do Sul
15.07.2025Na Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, em Dourados, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, sob orientação da professora Rafaella Bernardi, realizaram atividade diferenciada, que uniu teoria e prática de forma criativa e envolvente.
A proposta foi trabalhar o conteúdo de reações químicas utilizando como recurso pedagógico a construção e o lançamento de foguetes feitos com materiais simples, por meio da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.
A atividade teve como objetivo principal estimular a compreensão dos estudantes sobre as reações ácido-base e a liberação de gás, utilizando a experimentação como ferramenta de aprendizagem. Além disso, a ação buscou promover o protagonismo estudantil, a colaboração em grupo, a investigação científica e o desenvolvimento do raciocínio lógico, de forma lúdica e atrativa.
Ciência na prática
Durante as aulas, a professora Rafaella iniciou com uma contextualização teórica sobre reações químicas, destacando a produção de dióxido de carbono resultante da mistura entre bicarbonato de sódio e vinagre. Os alunos compreenderam como a liberação desse gás pode gerar pressão dentro de um recipiente fechado, princípio que seria usado para o lançamento dos foguetes.
Na etapa prática, os estudantes foram organizados em grupos e convidados a construir seus próprios foguetes, utilizando garrafas plásticas, papel, fita adesiva e outros materiais acessíveis. Cada grupo pôde explorar diferentes formatos, tamanhos e estratégias para melhorar o desempenho do lançamento. Após a montagem, a turma se dirigiu ao pátio da escola para realizar os testes. Ao adicionarem os reagentes, os foguetes foram impulsionados pela reação química, proporcionando uma experiência emocionante e divertida para todos os envolvidos.
Para tornar o momento ainda mais empolgante, foi realizada uma pequena competição entre os grupos, com a medição das distâncias alcançadas pelos foguetes e discussão sobre os fatores que influenciaram os resultados, como a quantidade de reagentes utilizados, o formato do foguete e o tempo de reação. Os alunos participaram ativamente de todas as etapas, demonstrando grande interesse pela proposta.
Ao final da atividade, a reflexão em sala reforçou a importância de se aprender ciências de forma prática e contextualizada. Os estudantes relataram entusiasmo e curiosidade, afirmando que a experiência contribuiu para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados. A professora Rafaella destacou que iniciativas como essa ampliam o interesse dos alunos pela ciência, estimulam a criatividade e promovem uma aprendizagem significativa, tornando o ambiente escolar mais dinâmico e participativo.
A proposta também reforça o compromisso da escola em oferecer práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas às competências da BNCC, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.
“Com ações como essa, a Escola Estadual Maria da Glória segue fortalecendo o papel da educação científica como ferramenta de transformação, despertando vocações e preparando jovens para os desafios do século XXI”, finaliza diretor Pascoalino Cornélia Angélico.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar