Estudantes estrangeiros têm acolhimento com “café da manhã” na Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira

Mato Grosso do Sul

24.03.2023

A direção da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira, localizada no Jardim Água Boa, no município de Dourados, realizou na última quarta-feira (22), acolhida intitulada “café com os estrangeiros”, com a participação dos estudantes estrangeiros que estão matriculados na unidade escolar.

A coordenação de práticas inovadoras e a coordenação pedagógica notou que os estudantes precisavam ser acolhidos, “visto que esse ano letivo recebemos alunos Haitianos, pois até o ano letivo de 2022 a escola contava apenas com alunos venezuelanos. Em 2023 contamos com mais de 40 estudantes oriundos de outros países”, enfatiza gestor Pascoalino Cornélia Angélico.

Educação socioemocional

De acordo com a coordenadora de práticas inovadoras Vitória Nazareth da Silva, durante as aulas perceberam que os alunos estão com dificuldades de comunicação devido ao idioma, “nesse sentido, a educação socioemocional refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e tomada de decisão responsável. E para que seja trabalhada no contexto escolar do aluno do século XXI, a BNCC aponta que esteja presente nos referenciais curriculares alinhados ao documento”, comenta.

O grupo de coordenadores preocupados com essa competência socioemocional, solicitaram apoio da CRE-5 (Coordenadoria Regional de Educação) nas pessoas da assistente social Alexandra Tatiane da Silva e psicóloga Eliane Aparecida de Vargas Jagmin que prontamente atenderam a solicitação e indicaram a Coordenadoria da Imigração da prefeitura de Dourados, por intermédio do responsável Jean Kenson Jolne, ele aceitou o convite para fazer parte desse momento de acolhida.

Jean Kelson conversou em vários idiomas para que os estudantes compreendessem a importância do momento, ele ajudou os alunos que falam francês a se comunicar com os demais presentes, em um determinado momento a aluna estrangeira Gemima Duverne solicitou que ele traduzisse a fala dela “agradeço o acolhimento, agradeço o diretor Pascoalino e o coordenador pedagógico pelas acolhidas ao longo dos dias, é muito importante para nós”.

A unidade escolar procura desenvolver projetos que envolvam a comunidade de estudantes, em busca de momentos inovadores, na ocasião foi realizado diálogo sobre projetos futuros em parceria com a coordenadoria de estrangeiros.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.