Estudantes egressos relatam concretização de projeto de vida na Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho

Mato Grosso do Sul

04.04.2023

A Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, por intermédio do programa “Escola da Autoria”, localizada em Corumbá, está realizando nas sextas-feiras, a programação “Almoço Cultural”, projeto de parceria entre os protagonistas da escola com os profissionais do projeto PCS (Práticas de Convivência e Socialização).

Neste último almoço, mais uma programação foi inserida: a visita de ex-alunos para relatarem o alcance de seus Projetos de Vida. A primeira ex-aluna JGP a realizar seu depoimento sobre a importância da Escola da Autoria em sua vida e da realização de seu Projeto de Vida, foi Alessandra Maria da Silva, que concluiu seu ensino médio em 2021.

Egressos

“Retornar à Escola da Autoria JGP é uma alegria. Poder participar desse almoço, rever os professores, alguns colegas que hoje estão no 3º ano e dar força para que não desistam de seus sonhos, é realizador, estou muito feliz em poder retornar e ajudar no Projeto de Vida dos colegas JGP”, afirmou Alessandra.

Atualmente Alessandra cursa Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e foi aprovada para realizar um estágio na área de direito no âmbito estadual. Ela também realiza trabalho acadêmico de orientação para deficientes na UFMS.

“A Escola da Autoria JGP me proporcionou ter o primeiro contato com a área de direito, pois ofertava no curso profissionalizante da área e eu optei por esse curso durante os três anos do Ensino Médio. Esse era meu Projeto de Vida, cursar direito. Hoje, vivo esse meu sonho e estou me preparando para um concurso público, é um novo Projeto de Vida. A Escola da Autoria me ensinou a planejar meus sonhos, lutar por eles e não desistir”, afirmou a acadêmica aos alunos.

A tarde de visitas também recebeu mais duas estudantes egressas da unidade escolar: Aline Fernanda, que está no 3º semestre do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Danielle Torres que hoje está cursando Segurança no Trabalho em uma unidade privada de educação.

“Também cursei o técnico em direito aqui no JGP, mas, pela nota de corte não consegui ingressar no Direito, então, optei pela Educação Física e hoje estou realizada. É preciso contar aos colegas que devemos ter opções de curso e é possível replanejar, é normal, basta ser de forma consciente e pensando no futuro”, alegou Aline.

Almoço Cultural

O almoço cultural JGP seguiu e ainda recebeu estudantes que cantaram, dançaram e soltaram a criatividade neste momento de partilha e protagonismo. E, como não poderia faltar, os estudantes Gustavo Henrique de Oliveira Cunha e Guilherme Mendes Varanis, do Ensino Médio, juntamente com Amanda Pinho de Lima, do Ensino Fundamental, tocaram muito MPB, acompanhados do professor Marco Antônio Vilalva Rodrigues, de Prática de Convivência. Nesta tarde, a professora Rita Aureliano soltou a voz com os estudantes.

A gestão JGP se sente honrada em poder dialogar com os ex-alunos e ouvir a concretização dos Projetos de Vida dos estudantes egressos. “A ideia de compartilhar a história dos ex-alunos JGP surgiu após vários estudantes nos visitarem, vimos a necessidade de mostrar aos atuais estudantes que é possível alcançar seu Projeto de Vida, basta ter determinação e apoio. Teremos mais visitas e relatos nas próximas semanas”, frisou a diretora Érica Oliveira.

Colaborou, coordenadora pedagógica Camila Cavalcante

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo JGP