Estudantes egressos do CEM Darcy Marinho fazem contagem regressiva para abertura de cápsula do tempo

Tocantins

12.12.2023

Evidenciar a importância da escrita na vida dos estudantes é uma forma de preservar a história para as gerações futuras. E foi com esse objetivo que surgiu o projeto de cápsula do tempo, realizado no Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, em Tocantinópolis, no ano de 2014.

O projeto foi realizado com estudantes que na época cursavam a 3ª série do ensino médio, eles escreveram cartas e guardaram dentro de um recipiente, que foi enterrado em um canteiro da escola, para ser aberto 10 anos depois, em dezembro de 2024. 

Agora, com apenas um ano faltando para relembrar as memórias, estudantes atuais do Ensino Médio e professores que na época faziam parte da equipe escolar se reuniram em um momento de socialização, para a contagem regressiva e organização de uma nova cápsula no próximo ano.

A professora de Língua Portuguesa, Gerlane Rocha Galvão, criou o projeto de cápsula do tempo em 2014, com os estudantes das turmas de 3ª série do Ensino Médio, onde enterraram cartas para serem abertas 10 anos depois. “Além das histórias pessoais e sonhos para o futuro, os estudantes escreveram sobre diversos assuntos da época como política, moda e música. Lembro que foram aulas emocionantes, porque eles tinham receio de pensar no futuro. Todos terminavam as cartas com lágrimas nos olhos”, relatou.

Os estudantes que participaram da realização do projeto em 2014 já terminaram os estudos, mas aguardam o momento de abrir a cápsula e voltar para as memórias do passado. Como a egressa Brenda Amorim, que compartilhou o sentimento em uma publicação da rede social Facebook. “Hoje sinto muitas saudades dos colegas de sala, dos professores e do CEM Darcy Marinho, agradeço por tudo. Que venha logo 2024, já estou ansiosa”.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins