Estudantes e secretários escolares de Campo Verde recebem Chromebooks e Notebooks

Mato Grosso

01.02.2023

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), entregou na noite desta segunda-feira (30), mais uma remessa de Chromebooks e Notebooks para estudantes e secretários das escolas estaduais de Campo Verde, respectivamente. Os 200 equipamentos entregues se somam aos 280 já repassados às unidades da rede estadual instaladas no município.

Com o uso do equipamento associado ao Sistema Estruturado de Ensino, todas as tarefas aplicadas em sala de aula ficam disponíveis na nuvem, facilitando o acesso ao conteúdo por professores e estudantes mesmo estando em casa. Assim, o emprego do Chromebook como ferramenta pedagógica permite que os arquivos sejam armazenados online, estando disponíveis sempre que necessário, em qualquer dispositivo conectado à internet.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, as práticas educacionais com o uso de equipamentos tecnológicos ajudam o estudante a desenvolver habilidades de pensamento cognitivo, práticas reflexivas e o estabelecimento de relações interpessoais. “É uma ação pela qual os professores também engajam, enfatizam e ampliam os objetivos pedagógicos, ajudando o estudante atingir as metas de aprendizagem”.

Os secretários escolares também acompanham essa evolução e recebem, também, as ferramentas que já fazem parte desta geração de estudantes. Alan observa que essa atenção com o profissional vem fortalecendo a política de formação continuada, que ganhou uma nova dimensão desde 2019, propiciando o acesso e a utilização dos recursos no ambiente escolar. “Outros avanços tecnológicos virão em breve”, anunciou.

Karina França Garcia, secretária-adjunta de Infraestrutura e Patrimônio (SAIP), pontuou sobre a importância da valorização profissional na rede estadual. “Um servidor motivado demonstra dedicação e empenho maiores e mais relevantes, seja na execução de tarefas, na gestão e até mesmo no convívio com os demais no ambiente laboral”, afirmou.

Ela reforçou que essa ação é uma prática contínua no cotidiano da pasta, onde reconhecer o trabalho dos secretários escolares é um elemento fundamental para o sucesso de todas as ações, sobretudo, na consolidação do Programa EducAÇÃO 10 Anos, que objetiva colocar Mato Grosso entre os cinco melhores do país até 2032.

O evento contou com a presença do Diretor Regional do polo de Primavera do Leste, Dilson Thomaz, da secretaria Municipal de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges, da secretária adjunta de Gestão Regional, Alcimária Ataídes da Costa e do prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes.