Estudantes e professores se mobilizam em defesa da paz

Rio de Janeiro

20.04.2023

Os alunos do Colégio Estadual Júlia Kubitschek, no Centro do Rio, tiveram nesta quinta-feira uma aula diferente. Através de bilhetes pendurados no pátio da escola, eles exercitaram noções de paz, empatia, solidariedade e amizade.

- Esse dia é extremamente importante, porque mostra que a escola está preocupada tanto com os alunos quanto com os professores - disse Livia Silva, aluna do 2º ano do ensino médio.

Segundo a diretora Alexandra Matos, a ideia do ato foi incentivar a troca de mensagens positivas entre os alunos. Para Alessandra de Oliveira, mãe de um dos estudantes do colégio, “um ambiente escolar e familiar saudável contribui diretamente para o futuro dos alunos”. 

- Por isso, família e escola devem estar sempre unidas. Meus filhos são o que são hoje, não apenas porque eu eduquei, mas porque tive ajuda de professores e diretores - acrescentou.

Convidada pela escola, a neurocientista Thais Monteiro também desenvolveu atividades lúdicas com os alunos, rodas de conversas e ensinou exercícios de respiração para enfrentar momentos de ansiedade.

Em todo o estado

Várias unidades do estado promoveram atividades em defesa da paz. No Colégio estadual André Maurois, no Leblon, por exemplo, foram soltos balões brancos e feitos cartazes contra a violência, a discriminação e o bullying. Já no Ciep 249 - Waldemar Zarro, em São Gonçalo, os alunos ficaram lado a lado para formar um grande coração. Em Itaboraí, na Região Metropolitana, centenas de estudantes do Ciep 308 - Pascoal Carlos Magno fizeram um enorme abraço coletivo. 

No interior, também tiveram atividades. No Instituto de Educação Thiago Costa, em Vassouras, no Centro-Sul Fluminense, foram soltos balões, e, em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, os alunos do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo fizeram o “Corredor da Paz”, também com balões brancos.

Foto: Ana Cabral - Seeduc-RJ