Estudantes e professores são premiados por trabalhos na Feceal

Alagoas

03.02.2015

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), premiou estudantes e professores vencedores da segunda edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal). A solenidade aconteceu no último dia 22 na sede do Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), no Cepa.

 Na pesquisa científica de estudantes da Educação Básica da rede estadual áreas das ciências da natureza (Biologia, Química, Matemática e Física), seis foram premiados, sendo quatro do ensino médio e dois do ensino fundamental, avaliados por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Usina Ciência da Ufal.

 A solenidade foi prestigiada pela secretária Adjunta da Educação, Adriana Araújo, que destacou a importância do evento para a rede, parabenizou e agradeceu a todas as equipes participantes pelo empenho na participação do evento.

“Nossos parabéns a todos os participantes da feira, estudantes e professores, além da equipe organizadora, pelo empenho e força de vontade. Méritos para todos que sabem o que querem, planejam e vão em busca dos sonhos”, destaca. 

 Premiados-Os premiados na cerimônia não esconderam a satisfação e emoção em terem os esforços reconhecidos. É o caso dos primeiros colocados na categoria ensino médio, Adriele Firmino da Silva e Jenivaldo Lisboa de Araújo, respectivamente aluna e professor, da Escola Estadual Muniz Falcão, de Cacimbinhas, pertencente a 3ª Cre, com o trabalho “Avaliação do tempo de adição de biofertilizantes no cultivo de feijão”.

 “Esse reconhecimento é muito importante para qualquer estudante. Não esperava esse resultado, pois esta foi muita primeira experiência, mas agora não vou mais parar e já inscrevi esta pesquisa no prêmio Jovem Cientista, que terá como tema a segurança alimentar e nutricional”, afirma Adriele.

 “É uma experiência inédita para mim também. Trabalho com pesquisa com alguns jovens e vamos divulgar. A feira foi uma oportunidade excelente para mostra-los uma percepção de mundo, sair da realidade local”, avalia Jenivaldo, que ensina Química.

 Publicação-De acordo com o diretor do Cecite, professor Adriano Aubert Silva Barros, o projeto da feira é uma importante iniciativa para o ensino de ciências e tem perspectiva de crescimento no próximo ano. “O ensino das ciências requer prática e isso acontece na pesquisa. Outro passo importante é transformar estes trabalhos em publicações, divulgar a experiência, tanto para professores quanto para estudantes”, ressalta.

Ele informa ainda que todos os trabalhos apresentados na Feceal poderão ser publicados na Revista Alagoana de Ensino de Ciências (Raec), revista on-line do próprio Cecite. Os interessados poderão enviar os trabalhos a partir do dia cinco de janeiro de 2015, pelo e-mail: cecite.see.al@gmail.com.

 Feceal-A segunda edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas, realizada no dia 28 de novembro de 2014, reuniu 28 projetos de pesquisas de alunos da rede estadual, da capital e do interior, na quadra de esportes da Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa. A feira é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas, através da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) e do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), sob a coordenação do Laboratório de Ciências da Natureza (LCN) e visa à iniciação científica de estudantes da Educação Básica.

 Vencedores-Categoria Ensino Médio - 1º lugar - “Avaliação do tempo de adição de biofertilizantes no cultivo de feijão”- Escola Muniz Falcão, Cacimbinhas (3ª CRE); 2º lugar - “Uso de balões de aniversário na aprendizagem de geometria molecular” - Escola Ana Lins, São Miguel dos Campos (2ª CRE); 3º lugar - “O umbu como dessalinizador caseiro”- Escola Professor José Sena Dias, Piranhas (11ª CRE); 4º lugar - “Aspectos socioeconômicos e ambientais da pesca do camarão na comunidade tradicional Vila dos Pescadores de Jaraguá, Maceió, AL” - Escola Professor Benedito de Moraes, Maceió (13ª CRE).

 Categoria Ensino Fundamental - 1º lugar - “A importância de lavar as mãos ”- Escola Professora Maria José Loureiro, Maceió (15ª CRE); 2º lugar - “As flores também curam” - Escola Professora Izaura Antonia de Lisboa, Arapiraca (5ª CRE).