Estudantes e professores de escolas indígenas de Uiramutã recebem tablets e notebooks

Roraima

23.06.2022

Dando continuidade à política pública de investimento na área de tecnologia educacional, o Governo de Roraima segue com a entrega de tablets educacionais e notebooks para estudantes e professores da rede. Desta vez, foram beneficiadas sete escolas indígenas localizadas no município de Uiramutã. 

Na manhã desta quarta-feira, dia 22, representantes das instituições de ensino estiveram na Seed (Secretaria de Educação e Desporto) para receber os equipamentos. Foram entregues 282 tablets, sendo 232 para estudantes, e 50 para professores que atuam na etapa Ensino Médio, além de três notebooks para uma escola. 

“É a primeira vez que recebemos esse tipo de material. Antes eu só tinha o meu notebook particular. Nunca tivemos a oportunidade de receber tablets e notebooks em gestões anteriores. Só tenho mesmo a agradecer”, informou Samuel Camilo, gestor da Escola Estadual Indígena Sales Ingaricó, que fica na comunidade indígena Manalai, localizada em área de vôo. Atualmente a escola atende 184 estudantes nos ensinos Fundamental e Médio. 

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, realizou a entrega dos materiais, acompanhado dos adjuntos Semaias Alexandre, Adelaid Bezerra, da chefe da Divisão de Educação Escolar Indígena, Gleide Almeida, do gerente de Tecnologia, Informação e Comunicação, Samuel Castro, e da diretora do DEB (Departamento de Educação Básica), Nildete Melo. 

Estão sendo beneficiadas as seguintes escolas: Bernardo Sayão (comunidade Maracanã) com 76 tablets; Dom Lourenço Zoller (Pedra Preta), 41 tablets; Joaquim José Jones Ingarikó (Serra do Sol) com 15 tablets; José Alamano (Maturuca) com 54 tablets; Sales Ingaricó (Manalai), 30 tablets e três notebooks; São Mateus (São Mateus) com 38 tablets; e Galdino Abelardo (Chuí), com 28 tablets. 

Investimento em tecnologia educacional 

Para potencializar as ações pedagógicas, o Governo do Estado adquiriu 21 mil tablets educacionais para estudantes e professores do Ensino Médio, totalizando investimentos na ordem de R$ 25,4 milhões, de recursos do Tesouro Estadual. Os dispositivos móveis estão sendo distribuídos para escolas do Interior, da Capital e comunidades indígenas. Já foram entregues mais de 7 mil tablets. 

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), está adquirindo internet que será disponibilizada, em breve, para utilização nos tablets educacionais. 

Além disso, o Governo de Roraima também iniciou a distribuição de 692 notebooks para as escolas localizadas no Interior (urbanas e rurais) e em comunidades indígenas. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar destinadas pelo senador Telmario Mota, na ordem de R$ 3,5 milhões, mais contrapartida do Tesouro Estadual. 

Os notebooks são destinados às escolas, para utilização pelos professores e equipe pedagógica, como forma de auxiliar na organização das atividades educacionais e como apoio para o laboratório de informática. Até o momento, já foram entregues 220 notebooks em 26 escolas distribuídas em sete municípios.

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed