Estudantes e professores da rede estadual são finalistas na Febrace 2022

Sergipe

22.03.2022

Projetos conduzidos por estudantes e professores dos centros de excelência Professor Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão, e Leandro Maciel, em Rosário do Catete, são finalistas da 20ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), o maior evento do segmento científico estudantil do país, que acontece até o dia 26 de março por meio de plataforma virtual. Ao todo, foram selecionados 497 trabalhos de todas as áreas do conhecimento – muitos com grande potencial de serem escolhidos para a Regeneron ISEF – , a maior feira internacional de ciências do mundo. Os trabalhos da rede estadual de Sergipe concorrem na categoria Ciências Exatas e da Terra.

Com o projeto "Potencial aplicação do biogás para conversão de energia de cozimento", a equipe do Centro de Excelência Prof. Hamilton Alves Rocha desenvolveu estudo que visa a compreender a produção de biogás de fontes alternativas por meio de biodigestores anaeróbios, cujo processo contou com a construção de um sistema de armazenamento do biogás; cálculo do rendimento do biogás produzido; e levantamento de mecanismos de incentivo ao aproveitamento do biogás. Fazem parte da pesquisa os alunos Júlia Sibelly Matos Santos, Thiago Santos Aragão e Kaique de Jesus Santos, sob a orientação das professoras Patricia Fernanda Andrade e Katia Figueiroa Daltr .

Para a professora de Química do Hamilton Alves, Patrícia Fernanda, ser finalista é um grande privilégio e motivo de orgulho. “Isso mostra a capacidade dos nossos alunos, que, mesmo estando em uma comunidade carente, são jovens capazes e que sabem fazer ciência, solucionando um problema da sua comunidade. Eu sempre falo para eles que quando a gente faz um projeto, este deve ser uma solução para algum problema daquela comunidade. E ao ver essa proposta de transformar o lixo em biogás em gás de cozinha e proporcionar isso para todo mundo, isso seria um diferencial muito grande para muitas famílias”.

Quem também comemora a classificação na Febrace é a equipe do Centro de Excelência Leandro Maciel, finalista com o projeto "Produção de papel a partir da fibra de bananeira". O objetivo dessa pesquisa, que foi iniciada em 2021 e está em andamento, é criar uma alternativa consciente para diminuir os impactos ambientais causados pelas indústrias, visto que, após a colheita dos cachos, a matéria vegetal é descartada e acumulada no solo, gerando muitos resíduos vegetais, que, sem o tratamento adequado, podem provocar problemas ambientais. Participaram dos estudos os alunos Karine de Almeida Santos, Muriel Gustavo da Conceição e Silva e Luciano Bruno dos Santos, que são orientados pelas professoras Valéria Santos Santana e Adeline Amorim Santos.

Aprofessora Valéria Santana, que ensina Química no Leandro Maciel, também falou da importância de ser finalista. “Ficamos felizes em participar de uma feira em nível nacional; e ser reconhecido é muito importante, principalmente porque esse projeto foi todo orientado de forma remota durante a pandemia e seguido da minha licença maternidade. Mesmo com toda dificuldade, ser finalista é muito gratificante. Os alunos estão de parabéns pela dedicação e compromisso. O projeto surgiu a partir da observação da quantidade de papel que vira lixo na nossa escola. Então utilizar a fibra de bananeira para produzir papel pode ser uma alternativa para minimizar os danos ambientais causados pela indústria de papel, e quem sabe os alunos levem esse conhecimento para a vida, iniciando o empreendedorismo”.

Conheça os projetos:

Potencial aplicação do biogás para conversão de energia de cozimento:
https://virtual.febrace.org.br/2022/EXA/58/

Produção de papel a partir da fibra de bananeira:
https://virtual.febrace.org.br/2022/EXA/73/

Confira a lista dos finalistas:
https://bit.ly/361qLAc