Mato Grosso
05.04.2022A Escola Estadual 29 de Julho, em Confresa (a 1.160 quilômetros de Cuiabá), é exemplo de que o uso do material estruturado de ensino, entregue este ano pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), contribuiu para a otimização da aprendizagem dos estudantes. Alunos, professores e equipe técnica elogiaram o material. Além de ser um parâmetro para aprimorar os conhecimentos, o material vem ajudando nas intervenções pedagógicas.
A escola recebeu 321 apostilas – entre ensino fundamental e médio. Para aprimorar os estudos, cada aluno tem acesso a uma apostila de componentes curriculares diferentes e poderá levá-las para casa, sem a necessidade de devolução para a unidade escolar. Além das apostilas, alunos e professores também contam com plataforma digital, banco de perguntas, aplicativo, avaliações e exercícios complementares e formação continuada dos professores com duração de 120 horas anuais.
Aluna do 1º ano do ensino médio, Talita Moraes, aprovou as apostilas entregues recentemente na unidade escolar. “Gostei da apostila. Tem outro formato e melhorou bastante a questão de agilidade nas atividades. A expectativa é melhorar o aprendizado dia após dia”, relatou.
Para o professor de Química Sérgio Silva Santos, o material estruturado é bem elaborado e didático. Com isso, facilita no momento da abordagem do conteúdo. “É tudo muito objetivo, tanto para professores quanto para os estudantes. Com o trabalho de intervenção, é possível fazer a revisão de conteúdo. De maneira geral, o material de química é muito bom”, pontuou.
Segundo o coordenador pedagógico, Eraldo Pereira, os alunos gostaram muito não só pelo conteúdo, mas pelo estilo do material que contribui com a autoestima dos alunos. “Como cada um tem o seu material, ajuda muito no resultado final. É uma iniciativa interessante da Seduc”, comemora. A escola recebeu 321 apostilas, entre ensino fundamental e médio.
O coordenador pedagógico Davi de Lima, explica que alguns professores tiveram acesso à plataforma tanto para tirar dúvidas como para obter mais exercícios sobre o conteúdo que estão disponibilizados e também para o planejamento anual.
“O acesso é fácil. A partir do momento que os professores começaram a acessar, vão criando um vínculo para a utilização do material digital, pois a plataforma tem múltiplas utilidades. Isso facilita o trabalho”, frisou
O Sistema Estruturado de Ensino beneficia alunos e professores do ensino fundamental, médio e das modalidades de educação de Jovens e Adultos (EJA) e Quilombola. O conteúdo programático será regionalizado, seguindo os padrões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT).
Os programas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e estão organizados de acordo com as necessidades de cada ano, considerando a progressão das aprendizagens.
A plataforma virtual deve ofertar o acesso aos conteúdos didáticos de todas as áreas do conhecimento, com possibilidade de pesquisa e aprimoramento do aprendizado, possibilitando a plena integração com o material estruturado de ensino, com disponibilização para a comunidade escolar (estudantes, familiares, diretores, coordenadores e aos professores).
Texto de Adilson Rosa