Estudantes e professores baianos debatem sobre Física e Astronomia durante seminário on-line

Bahia

14.04.2020

Os estudantes e professores da rede estadual de ensino da Bahia participaram, de forma virtual, nesta segunda-feira (13), do seminário Olimpíada do Conhecimento On-line, que teve como tema “Encontro com a Ciência: Física e Astronomia em debate”. A atividade, transmitida através do Instagram no perfil @astronomia_equilibrium, teve o objetivo de aproximar os estudantes da prática do estudo de questões direcionadas para a participação nas Olimpíadas do Conhecimento:  Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas e Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Além disso, teve o intuito de incentivar a entrada e permanência de meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEAM - sigla em Inglês). 

O seminário foi mediado pelo professor Adaltro Araújo, que coordena o Clube de Astronomia Equilibrium, da Escola Estadual Wilson Lins, localizado no município de Valente, e também contou com a participação da pós-doutora em Astrofísica e estudante egressa da rede estadual, Eliade Ferreira Lima, que atua como coordenadora do Grupo de Pesquisa Cientistas do Pampa.

O professor Adaltro Araújo, além de explicar sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), destacou de que forma o ensino de Física pode ser relacionado às olimpíadas. “Abordei como o professor pode contextualizar os conteúdos de sua disciplina às diversas olimpíadas, como as de Matemática, Português, História e Física. Desta forma, estimulamos os estudantes a se prepararem para a OBA, tendo um ensino de Física mais lúdico e que também pode servir na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)”, destacou. 

Para Eliade Lima, a atividade foi muito proveitosa. “Falei sobre a carreira de cientista em suas determinadas áreas, da minha experiência e trajetória com a Astrofísica e expliquei o que o estudante deve fazer para seguir esta carreira. Também os incentivei a participarem das olimpíadas e abordei quais são os principais temas que caem e como eles devem estudar para terem um bom desempenho. Gostei muito de interagir com os estudantes e educadores da rede estadual”, comentou a cientista. 

Bahia Olímpica - Através do Bahia Olímpica, a Secretaria da Educação do Estado potencializa a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. O objetivo da ação é estimular a participação e dar visibilidade ao conhecimento e às potencialidades dos estudantes. Desde o início do ano, as escolas já estão sendo mobilizadas para as olimpíadas de Matemática, História do Brasil, Astronomia e Aeronáutica e Biologia, que estão com inscrições abertas.