Estudantes dos cursos técnicos à distância colarm grau

formatura

04.03.2021

A noite da última terça-feira(02) foi marcada pela emoção para 2.372 estudantes. Aconteceu remotamente a colação de grau das turmas dos cursos técnicos a distância (EaD) da Rede Estadual de 2019 e 2020 dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar, Logística, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. A cerimônia foi transmitida pelo canal da Secretaria de Educação e Esportes no YouTube. 

Os estudantes são provenientes de 114 pólos distribuídos em todo Estado, todos os concluintes são estudantes da ETE Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), escola técnica de educação a distância. Estiveram presentes na cerimônia o gerente geral de Educação Profissional da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, George Bento; o gestor da ETEPC, Manoel Vanderley; e Renata Otero, gestora de EAD. 

“Esse é um novo momento na vida desses estudantes, a conclusão de um curso técnico ampliará a inserção no mercado de trabalho. Esse é um momento difícil que estamos atravessando por conta da pandemia que acomete o nosso País, mas, vocês estudantes têm agora um motivo para comemorar, por conquistarem um diploma de nível técnico e estarem preparados para o concorrido mercado de trabalho”, disse o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros. 

Desde a primeira formatura da EaD, em 2012, até hoje, foram mais de 15 mil novos técnicos, formados já com habilidades inerentes à modalidade e que, cada vez mais, se mostra imprescindível no mundo do trabalho. "Formar tanta gente num contexto tão adverso, nos mostra que a Secretaria de Educação e Esportes está no caminho certo também na formação profissional dos pernambucanos, seja EaD ou presencial", pontua George Bento.

Sergio Cavalcante concluiu o curso de Recursos Humanos no pólo de Buíque, Agreste do Estado. “A colação de grau foi um momento muito importante para a finalização da minha trajetória no curso, foi através dela que pude ter a sensação e o sentimento de dever cumprido e de sonho alcançado, onde, em meio a pandemia, não nos abatemos e conseguimos seguir em frente. Concedendo-nos a possibilidade de darmos mais outros passos em busca de novas oportunidades”, concluiu.

Também concluinte do curso de Recursos Humanos, a estudante Camila Mercês da Silva, do Pólo Escola Almirante Soares Dutra, sente muita gratidão. “O sentimento é de gratidão, porque em meio  ao que estamos vivendo ter conseguido concluir o curso e colar grau foi uma conquista que é para levar para a vida toda”, declarou a jovem.