Estudantes do Trilhas de Futuro fazem visitas técnicas para alinhar teoria e prática profissional

Minas Gerais

31.03.2023

Para os cerca de 100 mil estudantes do Trilhas de Futuro que estão nos cursos profissionalizantes em diversas regiões do Estado, muitas vezes ter contato direto com a profissão escolhida acontece somente no momento de prática proporcionada pela instituição de ensino. É uma visita em um centro cirúrgico, em departamentos de anatomia de escolas superiores, empresas de grande porte das áreas específicas, que muitas vezes realça ainda mais a vontade do aluno em seguir na carreira ou até mesmo perceber que tal área não é apropriada para sua vida. As visitas técnicas, segundo os professores e coordenadores, são essenciais na formação desses futuros profissionais.

Em Janaúba, no Norte de Minas, a Soeducar levou os estudantes do curso técnico de Segurança do Trabalho para Salvador, na Bahia. Eles viajaram cerca de mil quilômetros para visitar o Porto da TECON. “A visita nasceu a partir da discussão em sala de aula sobre a NR29 mais conhecida como a NR portuária. Foi uma grande oportunidade para ver na prática os temas debatidos em sala de aula.  A maioria dos nossos alunos não conhecia o mar e foi emocionante ver a satisfação deles”, conta o coordenador do curso da Soeducar, Ilidiano Braz Silva, conhecido como professor Didi, que já levou os alunos também à Petrobras e em uma fábrica de cimento. 

Além da aplicabilidade da teoria das disciplinas, os alunos podem conversar com os profissionais que atuam no mercado e tirar as suas dúvidas em relação a determinadas áreas de atuação.

Caso das turmas do curso técnico de Enfermagem da Enferminas, unidade de Juiz de Fora, que visitaram o Centro Cirúrgico do Hospital Monte Sinai, da rede privada, e o Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, do SUS. A coordenadora pedagógica da unidade, Michelle Aparecida Aliani, conta que este é um momento, sobretudo, encorajador. 

“Neste momento da prática eles conseguem entender como funciona e se familiarizam com o ambiente hospitalar. Ajuda a perceber se é realmente o que desejam. As visitas são muito positivas e os estudantes voltam mais motivados quando eles têm esse contato com os profissionais”, pontua Michelle. 

Um outro fator que é apontado pelo diretor da Conhecer Escola Técnica, de Belo Horizonte, Samuel Santos de Carvalho, é a oportunidade de ampliar os estudos através de museus de escolas superiores que têm rico acervo histórico. A Conhecer organizou uma visita no Museu de Anatomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para cerca de 50 estudantes do módulo II dos cursos de Enfermagem e Radiologia. 

“Em uma visita no museu de anatomia da UFMG eles conseguem ver, por exemplo, diversas transformações que se passaram na Medicina, visualizam equipamentos antigos de radiologia e têm até contato com membros do corpo humano e cadáveres. Isso fortalece a aprendizagem nas disciplinas que têm anatomia que são importantes nos cursos de enfermagem e radiologia”, pontua Samuel. 

Até o momento,  248 instituições de ensino estão credenciadas no Trilhas de Futuro e oferecem 77 cursos profissionalizantes em 46 regionais do Estado. O Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) oferece cursos gratuitos em instituições públicas ou privadas. Os estudantes têm isenção do pagamento da mensalidade, recebem material didático específico, além de receber uma ajuda de custo diário para o pagamento de vale-transporte e alimentação.