Estudantes do Tocantins são selecionadas para imersão científica do Programa Futuras Cientistas

Tocantins

11.10.2024

Estudantes da rede estadual foram selecionadas para o Programa Futuras Cientistas – Imersão científica 2025. Do Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco, de Paranã, quatro alunas foram selecionadas. São elas Gisele Reis de Sousa, Andressa Santana de Lima, Taynara Cristina Félix Piedade e Maristela Mariano Ferreira, com apoio das professoras Agnês Costa Nunes e Karitta Luana Marques Galvão.

As estudantes Gisele, Taynara e Maristela foram aprovadas no projeto: Água potável para todos: estratégias de combate às doenças transmitidas pela água e promoção da saúde. O tema foi apresentado pelo Estado do Tocantins, na modalidade remota, e será apresentada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

A estudante Andressa foi selecionada no projeto: Inserção de meninas e mulheres nas pesquisas sobre biodiversidade e mudanças climáticas na Amazônia. Tema apresentado pelo estado do Amazonas, na modalidade presencial, e a instituição de pesquisa será o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. 

A imersão científica é direcionada ao desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares das Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática, destinadas a alunas que estão na 2ª série do ensino médio e professores que lecionam nas turmas do ensino médio, em escolas públicas estaduais.

O prêmio tem o objetivo de estimular, evidenciar e dar visibilidade a alunas, professoras e tutoras de escolas públicas estaduais, visando aumentar a participação feminina nas ciências exatas, destacando a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. 

O Prêmio é uma realização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Centro de Tecnologias e Estratégias do Nordeste (Cetene). 

Oportunidade para iniciação científica 

A estudante Taynara disse que está muito feliz por mais essa conquista. “Eu espero que com esse programa eu consiga ter um novo olhar para a área de ciência e tecnologia, vivenciando uma experiência com meninas de outros estados do Brasil, aprendendo e compartilhando aprendizados”, frisou. 

A aluna Andressa contou que está animada para participar da imersão. “Fiquei extremamente feliz por ter sido aprovada. A imersão representa a oportunidade de aprender com especialistas, realizar experimentos e explorar novas ideias. Para mim, é um sonho se tornando realidade e um incentivo para continuar lutando por meus objetivos, já que sou uma garota amante de Matemática. A imersão representa a oportunidade de aprender com especialistas e explorar novas ideias”, ressaltou.

Mais estudantes selecionados 

Também farão parte da imersão científica a estudante Anna Clara Araujo Albuquerque e Stephany Fernandes da Silva, que estão inscritas no projeto Femmetech Amapá: Inspirando futuras cientistas para inovação e empreendedorismo em bioeconomia, na modalidade presencial.

A estudante Maria Eduarda da Cruz Amorim participará do projeto Desvendando o poder medicinal dos óleos essenciais: uma abordagem experimental e computacional, na modalidade presencial. Já a aluna Ávila Maria Almeida Prado foi selecionada para participar do projeto Desafio ODS: Luz na Educação, na modalidade remota.

O estado do Tocantins fará parte da pesquisa com duas temáticas. Um dos projetos é Avaliação hidrológica e ecológica do parque Cimba em Araguaína, Tocantins, na modalidade presencial. E desse curso participarão as alunas Izy Ayme Duarte Miranda, Jeyci Ferreira dos Reis Alencar, Lara Layanne Severo Alves, Mayssa Modesto Cordeiro, e a professora Leidaiany Pereira dos Santos. O outro projeto apresentado pelo Tocantins é sobre a água potável para todos. 

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins