Estudantes do Tocantins são convidados para a cerimônia de premiação nacional da Obmep, em Santa Catarina

Tocantins

16.03.2023

Joselia de Lima/Governo do Estado

 

 

Três estudantes do Tocantins foram convidados para o Encontro de Medalhistas e Premiação da 16ª e 17ª edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que será realizado entre os dias 4 e 6 de junho, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. 

Um deles é Gabriel Abreu Martins Soares, que representa a Escola Presbiteriana de Colinas, instituição de ensino conveniada com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Gabriel foi medalhista de ouro, na 16ª edição da Obmep. E as alunas Samara Dias Caldas, medalha de ouro na 16ª Obmep, e Natália Cipriano Portilho, medalha de ouro na 17ª Obmep, ambas da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas. 

Os estudantes participarão de um jantar de boas-vindas, de atividades culturais, de sorteios e da cerimônia de premiação. O professor Paulo Cleber, um dos coordenadores regionais da Olimpíada no Tocantins, explicou que os estudantes terão todas as despesas da viagem patrocinadas pela olimpíada.

Colecionador de medalhas 

Gabriel tem 15 anos, coleciona uma medalha de prata e duas de ouro, alcançadas em 2018, 2019 e 2021. Ele estuda a 2ª série do ensino médio, no Colégio Militar João XXIII. Quando conquistou a última medalha, Gabriel estudava no Colégio Presbiteriano de Colinas. Ganhar medalhas já faz parte da história do estudante. “Desde o início da minha participação nas olimpíadas, eu tive o incentivo de amigos, professores e da família, principalmente de meus pais, que sempre me apoiaram durante todo o trajeto de estudos”, ressaltou.

Ser um aluno medalhista fez o estudante Gabriel ter mais interesse pela Matemática. “Receber uma medalha representa uma conquista muito grande para mim. Sei que essas premiações podem ser de muita ajuda no futuro, como em indicações de bolsas de estudos. Eu sou muito grato a Deus e a todos que me apoiaram nessa valiosa vitória. Espero conseguir mais resultados nas edições futuras”, comentou Gabriel.

O estudante contou com a motivação dos pais, José Soares da Cunha Filho e Aldean Abreu Martins Soares. A mãe é coordenadora de Programas e Projetos da Escola Presbiteriana de Colinas, e o pai é coordenador financeiro da Apae. 

Aldean contou que este é um momento de muita felicidade. “É uma bênção vê-lo colhendo os frutos dos seus esforços e dedicação. Poder participar da cerimônia de entrega das medalhas me faz sentir a dimensão real desta conquista em âmbito nacional, uma verdadeira explosão de sentimentos”, afirmou. 

 

Revisão Textual: Liliane Costa/Governo do Tocantins