Estudantes do Tocantins já podem se inscrever no Parlamento Jovem Brasileiro

Tocantins

08.04.2015

Jovens de todo o Tocantins já podem se inscrever no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), realizado pela Câmara dos Deputados. As inscrições devem ser feitas pelo site da entidade até o dia 12 de junho. Além disso, através da fanpage do programa no Facebook, os interessados podem encontrar informações sobre o programa que visa estabelecer noções de cidadania e democracia entre estudantes de todo o Brasil.

Podem participar do programa alunos das redes pública e privada, do segundo ao terceiro ano do ensino fundamental, e alunos que do ensino técnico integrado ao ensino médio. O aluno deve inscrever um projeto de lei pensando na realidade do país, observando o problema e soluções, propondo possíveis alternativas em formatos de proposta de lei.

No Tocantins, a aluna Amanda Carmo Nascimento, do colégio Dr. Ulisses Guimarães na cidade de Esperantina, participou do PJB em 2014 com o projeto de lei que determina a redução de gastos públicos com o sistema prisional. “Meu projeto foi um dos mais polêmicos, como eu já esperava, e a votação foi a melhor parte, pois deu para sentir como é o trabalho diário dos deputados, como eles discutem e votam as leis que vão interferir na vida do País”, disse a aluna, ao retornar da jornada no Distrito Federal.

Segundo o projeto de lei apresentado por Amanda, o objetivo é fazer com que detentos arquem com 50% das despesas com a carceragem, através de trabalhos, ou custeamento financeiro, proporcionando ao estado o uso deste recurso para setores como a educação e a saúde.

No colégio Dr. Ulisses Guimarães em Esperantina a reação dos alunos foi de espanto, segundo o diretor Arnaldo Faria. De acordo com o educador, o exemplo de Amanda motivou outros estudantes que estão em fase de elaboração de três projetos para a edição deste ano do Parlamento Jovem Brasileiro. “Os alunos jamais imaginariam que um projeto produzido aqui poderia atingir tamanha projeção a nível de estado e a nível de Brasil, sendo uma escola na pequena cidade de Esperantina”, disse. 

Parlamento Jovem

O PJB, segundo descrição no site do programa, é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

Durante cinco dias a câmara dos Deputados abre as portas á juventude do país, com o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2015. É uma oportunidade para que os jovens cidadãos brasileiros possam conhecer a jornada de trabalhos dos deputados federais. 

As fichas de inscrição estão disponíveis no site da Câmara Federal. Além disso, os interessados ainda posem obter mais informações pelo e-mail tocantins.pjb2015@gmail.com, ou na Secretaria de Estado da Educação, pelos telefones (63) 3218 2230 / 1738.