Estudantes do Tocantins inscritos na Olimpíada de Matemática da Unicamp iniciam as provas da 1ª fase

Tocantins

24.04.2024

Começou nesta terça-feira, 23, o período para a realização das provas da 1ª fase da Olimpíada de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As provas serão realizadas por meio de plataformas digitais nas escolas inscritas e podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, 29. 

Na Escola Estadual do Setor Sul, em Palmas, duas equipes estão participando da Olimpíada. A professora de Matemática e orientadora, Mirene da Cruz Silva, promoveu nesta terça-feira uma reunião com os alunos para esclarecimentos e falar sobre a importância de fazerem as provas, que também representa uma maneira de avaliar conhecimentos. “Essa olimpíada possui duas fases que são realizadas de forma online, e nesse momento, os estudantes estão se comunicando entre si de forma virtual para discutirem as questões”, explicou a professora. 

Nesta Olimpíada, a participação dos alunos se dá por meio de equipes, formadas por três estudantes e um professor e organizada por níveis de conhecimentos. A olimpíada será realizada por meio de três fases, duas online e a presencial, que será realizada na Unicamp, no mês de agosto. 

“Uma porta de oportunidades para o ingresso em universidades”

Esta é a 40ª edição e estão participando da 1ª fase 400 equipes representadas por alunos de todas as regiões brasileiras.

A estudante Ana Flávia Carvalho Ribeiro, 17 anos, da 3ª série do ensino médio, disse que está muito confiante. “Participar dessa competição está sendo uma experiência incrível. E estamos com esperança de conseguirmos a classificação para a próxima fase, ou mesmo chegar até a etapa final”, contou.

A aluna Ellen Gabriely Cardoso Gomes, 16 anos, 2ª série do ensino médio, ressaltou a importância de aproveitar as oportunidades. “Eu como estudante de escola pública estou vendo nessa olimpíada uma porta de oportunidades para o ingresso em universidades, por isso, eu estou me esforçando para alcançarmos o melhor resultado”, frisou.

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Marcos Miranda/Governo do Tocantins