Estudantes do Subúrbio Ferroviário de Salvador lançam coletânea de contos sobre cultura e tradições indígenas

Bahia

30.07.2019

Estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Cesare Casali, localizado no bairro de Pirajá, Subúrbio Ferroviário de Salvador, lançaram, nesta terça-feira (30), a obra de sua autoria, intitulada “Tecendo o colar: coletânea de contos de temática indígena”. Na coletânea, os estudantes abordaram temas como a importância da preservação da memória do povo indígena, as conquistas, os dilemas, o respeito à natureza, a valorização dos índios idosos, o cuidado com as crianças. Os textos também abordam o pensar sobre usos e costumes desses povos e seus saberes. O lançamento contou com a presença da indígena Kawany, que compõe o grupo de cerca de 40 indígenas escritores em todo o país.

Os textos escritos pelos alunos foram baseados em produções literárias escritas por indígenas brasileiros, sob a coordenação da professora Rita de Cássia Cássia Pinto da Rocha. O projeto, que foi desenvolvido a partir de uma intervenção didática nas aulas de Língua Portuguesa, foi inspirado na tese de mestrado da professora, que defende o despertar da memória brasileira e a compreensão sobre a inclusão e a resistência dos indígenas do país. Para a produção literária, a professora Rita de Cássia e os alunos visitaram aldeias no Sul da Bahia e a aldeia Kariri-Xocó Filkaxó, localizada na região de Lauro de Freitas.

Durante o trabalho em campo, os estudantes tiveram acesso a leituras literárias, exibição de documentários e filmes, bem como puderam conhecer a produção de grafismos indígenas e refletir sobre a realidade dos indígenas no país. Andressa Tainá Brandão, 12 anos, por exemplo, acabou escolhendo como tema do seu conto a história do índio Raoni. “Escolhi ele por conta do bullying que sofreu na escola, por ser índio e ele teve a ajuda da professora para superar o que aconteceu e seguir seus estudos”. A estudante Florência França Gomes Barreto, 12 anos, também falou da experiência que a despertou para o tema voltado à inclusão do indígena na sociedade. “Meu conto destaca a integração social dos índios em nossa sociedade, porque eles são muito excluídos e precisamos cultivar o respeito a esses povos e a sua inclusão na sociedade”.

A professora Rita de Cássia contou sobre o seu envolvimento com o tema. “Eu já trabalhava temas ligados às minorias em sala de aula, com um olhar voltado à Educação Inclusiva. A temática voltada aos indígenas sempre me atraiu. Então, neste trabalho, busco fazer uma provocação ao tema, até porque a Lei nº 11.645/2008 nos provoca a incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-brasileira e Indígena’, incentivando que o tema seja abordado em sala de aula. Espero incentivar que professores de outras unidades escolares também tenham este pensamento”, destacou a educadora, que pretende transformar a coletânea produzida pelos estudantes em um e-book.