Estudantes do Sertão Central participam da Caravana da Educação

Pernambuco

19.06.2018

A Caravana da Educação, iniciativa promovida pela Secretaria de Educação do Estado, continua rodando as regiões e, na última sexta-feira (15), chegou ao Sertão Central. A ação, que aconteceu no município de Salgueiro, contou com a presença de estudantes de várias cidades da região e movimentou as Escolas de Referência em Ensino Médio Salgueiro (EREMSAL), que sediou os Polos Cultural e Central, e Carlos Pena Filho, que recebeu o Polo Esportivo. De acordo com a gestão da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Central, a Caravana contabilizou a presença de mais de mil estudantes da rede estadual.

Para a estudante da EREMSAL, Maria Fernanda, eventos como a Caravana da Educação são de extrema importância por, acima de tudo, valorizar a cultural local. “Estou adorando participar do Polo Cultural. Eu trouxe o ballet para o palco e fiquei muito feliz em apresentá-lo para os meus colegas. Então, a realização da Caravana aqui é muito importante, pois na região que a gente mora a questão cultura da dança não é tão valorizado”, contou. A programação do Polo Cultural contou ainda com apresentações de bandas e grupos de dança.

Também da EREMSAL, a estudante Ana Paula, que também se apresentou no Polo Cultural, nos contou que era grande a expectativa do evento. “Nosso maior desejo é fazer com que as pessoas se sintam bem aqui na nossa escola. Saiam daqui felizes”, disse. Enquanto os estudantes se apresentam no Polo Cultural, perto dali, na EREM Carlos Pena Filho, competições esportivas agitavam o Polo Esportivo. “Eventos como este são importantes por promover a interação com estudantes de outras escolas. Hoje mesmo eu fiz novos amigos e foi muito legal participar do Polo Esportivo”, ressaltou o estudante da EREM Gumercindo Cabral, de Terra Nova, Luiz Miguel.

A Caravana da Educação, que acontece paralelamente à reunião de Pactuação de Metas 2018, é a grande novidade deste ano e consiste em um circuito de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de orientações aos estudantes. A Caravana tem o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual. A próxima parada da iniciativa será em Arcoverde, nesta quarta-feira (20).