Rio Grande do Norte
24.10.2025
O Rio Grande do Norte será representado na II Mostra Estudantil de Cinema da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que acontece em novembro, em Niterói (RJ), com o curta-metragem “Memórias do CEJA”, produzido por estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professora Creuza Bezerra, em Currais Novos.
Gravado entre os meses de junho e agosto deste ano, o curta foi desenvolvido por alunos do ensino fundamental e médio da EJA e é resultado do projeto “Memórias do CEJA”, coordenado pelo professor de Língua Portuguesa Marcossuel Soares. A iniciativa transforma as vivências dos estudantes em arte e nasceu com o objetivo de valorizar suas experiências e lembranças, fortalecendo o sentimento de pertencimento e destacando o papel da escola como espaço de acolhimento, reconstrução de sonhos e novas oportunidades.
Para o professor Marcossuel Soares, a seleção do curta para a mostra nacional é motivo de grande orgulho. “Enquanto professor da Educação de Jovens e Adultos, me sinto imensamente feliz por ter a honra de representar o estado do Rio Grande do Norte, as escolas públicas estaduais e a EJA em uma mostra de cinema nacional. É uma conquista para a educação pública do nosso estado e também um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado no CEJA Professora Creuza Bezerra”, destacou o professor.
A secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, ressaltou o significado dessa conquista para a rede estadual de ensino. “O projeto do CEJA de Currais Novos mostra o quanto a EJA é viva e essencial. Cada história contada nesse curta é um testemunho de superação e de esperança. Ver nossos estudantes representando o Rio Grande do Norte em uma mostra nacional é motivo de grande orgulho e reforça o compromisso da nossa rede em valorizar o protagonismo de quem volta à escola para reescrever sua história”, afirmou.
Mais do que um exercício pedagógico, a iniciativa se consolidou como uma ferramenta de transformação social, permitindo que jovens e adultos revisitem suas trajetórias e se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias. Ao dar voz aos alunos, o CEJA Professora Creuza Bezerra reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva, inovadora e humanizada, que une arte, tecnologia e memória para promover aprendizado e autoestima.
A estudante do ensino médio Ducilene Rita expressou sua emoção em participar do projeto. “Poder representar minha cidade, Currais Novos, e o Rio Grande do Norte nessa conquista nacional me deixa muito feliz e honrada por representar todos os alunos do CEJA Professora Creuza Bezerra”, contou Ducilene.
A conquista é motivo de orgulho para toda a comunidade escolar e para a rede pública de ensino potiguar, ao demonstrar que a EJA do RN é capaz de produzir experiências inspiradoras, criativas e transformadoras. Para representar o projeto na mostra nacional, no dia 11 de novembro, irão a Niterói o diretor do CEJA, Judson Saraiva, o professor Marcossuel Soares e a estudante Ducilene Rita.
A II Mostra Estudantil de Cinema da EJA é promovida pelo Laboratório de Audiovisual e Políticas em Educação de Jovens e Adultos (LAPEJA), com o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Prefeitura de Niterói e da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual. O evento incentiva a produção audiovisual de estudantes e professores da EJA, destacando o cinema como uma poderosa ferramenta pedagógica e de inclusão social.