Estudantes do RN conquistam troféu na 13ª Mostra Brasileira de Foguetes

Rio Grande do Norte

25.11.2019

Alunos da Escola Estadual em Tempo Integral José Fernandes de Melo, localizada na cidade de Pau dos Ferros - no Alto Oeste Potiguar – receberam o título de campeões na 13ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), evento nacional organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBAA), que aconteceu entre os dias 12 e 15 de novembro na cidade de Barra do Piraí (RJ). 

Envolvendo estudantes dos ensinos médio e fundamental de diversos estados brasileiros, a mostra tem por objetivo estimular entre os alunos o interesse pela Física, Astronáutica, Astronomia e ciências afins. Além disso,  para ser selecionada e participar presencialmente do evento na Barra do Piraí, cada equipe  teve que projetar e lançar um foguete capaz de voar, no mínimo, 150 metros.

A equipe potiguar que participou do evento, composta pelos estudantes da terceira série do ensino médio Ana Beatriz, Mychelly Queiroz e Nilson Gomes, lançou um foguete construído a partir da reutilização de duas garrafas pets, empregando como combustível vinagre e bicarbonato de sódio. Além do foguete, os alunos também construíram a base de lançamento, composta por madeira e  canos de PVC. 

O lançamento da equipe do RN atingiu a distância de 188,5 metros, o que conferiu aos alunos envolvidos um troféu de ouro com o título de “campeão” da mostra. 

Mostra 

Durante o evento, além do momento de lançamento dos foguetes, as equipes - compostas por até três alunos e um professor orientador - participaram de atividades formativas como oficinas e palestras. A viagem da equipe potiguar para o Rio de Janeiro recebeu o financiamento da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). 

Responsável pela orientação da equipe potiguar, o docente Gerlanio Cavalcante explica que cada escola que atinge a meta dos 150 metros é titulada como campeã e ganha um troféu. “O resultado não é dado em 1º, 2º ou 3º lugares. Os troféus de ouro, prata e bronze são dados a partir de uma meta de alcance, ou seja, de acordo com a meta atingida pelos candidatos os troféus são apresentados”, explica. 

Para o professor, a conquista reflete o esforço dos alunos em conjunto com o empenho da escola. “A escola trabalha visando o projeto de vida do aluno, sempre apoiando e incentivando o estudante a despertar o interesse científico. Os sonhos dos meus alunos são os meus também. Quando vejo eles correndo atrás, pesquisando, cumprindo as etapas uma após a outra, o sentimento que tenho é de gratidão. São momentos assim que mostram que a profissão de professor vale muito a pena”, avalia o docente.