Estudantes do Rio de Janeiro conquistam prêmio internacional nos Emirados Árabes

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

31.01.2018

Em uma disputa acirrada com 150 jovens de 16 países, seis alunos do Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo do Ciep 291 – Dom Martinho Schlude, em Pinheiral, Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro, conquistaram o 1º lugar, na categoria Uso das Redes Sociais, na final da competição internacional Desafio Land Rover 4X4 nas Escolas, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes. O sexteto, com idades entre 15 e 17 anos, também ficou entre os três melhores times do mundo na categoria Inovação Tecnológica.

A equipe Auto 291 do Ciep, formada pelos alunos Isabella Nunes, Julia Cardoso Landim, Ygor Ferreira Soares dos Santos, Marco Antônio Oliveira Dias, Pablo Henrique Costa e Laís Ramalho Ferreira de Oliveira, disputou as provas com um protótipo de um veículo desenvolvido por eles, que percorreu o Yas Marina Circuit, onde é realizada a Fórmula 1 naquele país, enfrentando vários desafios. Os professores Douglas Soares e Luciano Dias acompanharam a equipe durante o torneio.

Aluna da 1ª série do Ensino Médio em Empreendedorismo, Laís Ramalho Ferreira de Oliveira, de 16 anos, que atuou como engenheira de produção da equipe na competição, vibrou com a conquista em sua primeira viagem internacional.

– Trabalhamos duro e demos tudo de nós, mas não esperávamos ficar com a melhor colocação em uma das categorias. Ficamos surpresos e muito felizes. Durante o desafio, tivemos a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos nas aulas de empreendedorismo – disse a estudante, que vai assumir a gerência geral da equipe na próxima edição nacional do Desafio Land Rover 4X4 nas Escolas, que acontecerá em Volta Redonda, em agosto de 2018.

Natural de Duque de Caxias, Marco Antônio de Oliveira Dias migrou com a família para Pinheiral, em 2016, e se matriculou no Ciep 291 – Dom Martinho Schlude, unidade de ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro, ao saber da oferta do Ensino Médio Profissionalizante em Empreendedorismo. Ele fez sua primeira viagem de avião para disputar o desafio.

– Um dos pontos fortes foi a troca de experiências com estudantes de tantos países diferentes. O fato de termos trabalhado muito bem em equipe e com prazos apertados também contribuiu para o nosso amadurecimento como profissionais. Eu me apaixonei tanto pela engenharia com esse projeto que já até desisti de fazer a faculdade de Contabilidade – disse, aos risos, o futuro engenheiro, de 15 anos, que cursa a 1ª série do Ensino Médio.

 O professor Douglas Soares fez um balanço sobre a participação dos estudantes fluminenses no torneio.

– Foi uma experiência incrível e inesquecível. Os alunos desenvolveram habilidades, adquiriram competências e tiveram contato com profissionais qualificados do mundo inteiro, o que, sem dúvida, fará diferença no futuro profissional deles. Essa viagem marcou o ápice da minha carreira. Hoje, estou realizado profissionalmente – enfatizou o professor.

Sobre a competição

O Desafio de Tecnologia Land Rover 4x4 nas Escolas é uma competição internacional inovadora que reúne ciência, tecnologia, engenharia e matemática em módulos de aprendizagem e desenvolve as competências do empreendedorismo, usando a simulação e o ambiente da indústria automobilística.