Estudantes do interior e comunidades indígenas recebem material de estudo por meio do transporte escolar

Roraima

20.04.2020

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Em função da pandemia do coronavírus, as aulas na rede estadual de ensino estão ocorrendo na forma não presencial, por meio do uso das tecnologias e acesso à internet e da distribuição de material didático elaborado pelos professores.

Para alcançar os estudantes do interior, o Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desportos), organizou uma logística de atendimento junto às empresas que ofertam o serviço de transporte escolar.

Sem alunos para transportar nesse período, as empresas vão distribuir para os estudantes do interior: apostilas, exercícios, tarefas escolares, entre outros materiais didáticos preparados pelos professores.

Uma forma de garantir que o aluno não fique ocioso, que receba conteúdo e ocupe seu tempo com atividades educacionais em casa. Foram definidos locais estratégicos para a entrega do material no interior. Também serão agendados os dias que o transporte irá recolher as atividades e levar novo conteúdo.

A Seed realizou diversas reuniões com os representantes das empresas. As ações estão sendo articuladas por meio do DAE (Departamento de Apoio ao Estudante). No total, 36 empresas devem prestar o serviço, que iniciou na última quinta-feira, 16.

“O DAE está coordenando essa ação de Governo que busca levar materiais de estudos para os alunos nesse tempo de pandemia do coronavírus. Já iniciamos a entrega em dez municípios e vamos continuar trabalhando para atender todos os municípios do Estado”, destacou Naicon Rodrigues, diretor do DAE.

Na quinta e na sexta-feira, foram distribuídos os materiais para os estudantes de escolas localizadas nos municípios de Bonfim, Pacaraima, Boa Vista (Zona Rural), Alto Alegre, Rorainópolis, Normandia, Mucajaí, São Luiz do Anauá, Amajari e Cantá. Na próxima semana, a logística continua, de forma a atender todos os municípios do Estado.

Além da entrega do material pelo transporte escolar, a Seed também já distribuiu para os seis centros regionais de ensino indígena, localizados em Uiramutã, Alto Alegre, Amajari, Cantá, Normandia e Pacaraima, máquinas impressoras e papel A4 para auxiliar o trabalho dos professores indígenas.

“O Governo do Estado está fazendo um grande esforço para garantir que os estudantes recebam conteúdos e atividades de rotina neste período de aulas não presenciais. Estamos intensificando os trabalhos e, a partir desta semana, os alunos do interior começam a receber o material para estudo. Neste período, contamos também com a colaboração e compreensão dos pais, para juntos enfrentarmos esse momento novo e inesperado causado pelo Covid-19”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

REDE ESTADUAL - A rede estadual de ensino adotou as aulas na forma não presencial desde o dia 6 de abril, conforme o estabelecido no Decreto governamental nº 28.663, de 31 de março de 2020.

Desta forma, a Seed está trabalhando com duas frentes para atender as escolas da rede: uma frente direcionada aos alunos com acesso à internet e outra para estudantes que não dispõem desse recurso.

Para os alunos que têm acesso à internet, cada escola definiu a tecnologia a ser utilizada para o repasse de conteúdos didáticos, entre elas, redes sociais Whatsapp, Facebook, Youtube, e aplicativos de encontros on line.

Para os estudantes que não têm acesso à internet estão sendo elaboradas apostilas e atividades de rotina para que os pais ou responsáveis possam retirar o material na escola, com prazo para ser devolvido com a realização das atividades propostas. No interior, os pais que não têm como retirar, o material será levado por meio do transporte escolar.

A Seed também elaborou um Plano de Orientações de atividades não presenciais para as escolas da capital, interior e indígenas. O documento contém informações para direcionar a atuação de gestores, coordenadores pedagógicos, professores, pais e alunos enquanto durar o período de enfrentamento do coronavírus.