Estudantes do Instituto de Educação do Pará concluem formação técnica

Ensino Técnico

15.02.2017

Mais de 100 alunos do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) participaram, na última sexta-feira (10), no auditório David Mufarrej, Universidade da Amazônia (Unama), da cerimônia de formatura dos cursos técnicos de Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar, Biblioteca Escolar, Segurança do Trabalho e Secretaria Escolar, na última sexta-feira (10). A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem 20 escolas técnicas, oito em Belém e 12 no Interior.

A cerimônia teve a participação de um diácono da igreja católica e um pastor evangélico, que celebraram culto ecumênico em homenagem aos formandos. Isa dos Santos Magno, 24, concluiu o curso Alimentação Escolar e lembrou, no discurso como oradora da turma, as dificuldades que enfrentou. “Foram nas visitas aos mercados que descobrimos o valor de cada alimento e a responsabilidade que estamos assumindo. A alimentação é fundamental para a vida e para o aprendizado”, disse.

O curso Alimentação Escolar ensina como preparar a alimentação dos estudantes, conforme o cardápio definido por nutricionista, e a organizar e executar os fluxos de aquisição e armazenamento de alimentos e insumos necessários. Também mostra como controlar os ambientes de preparo e de fornecimento da alimentação aos estudantes e o processo de higienização dos alimentos, de preparo e do fornecimento das refeições. O profissional da área atua como educador alimentar na escola, sob supervisão de nutricionista.

David Rodrigues, 28 anos, que concluiu o curso Segurança Escolar, tem consciência que o mercado para este profissional ainda está em expansão, mas está confiante no futuro como profissional. “Estamos entrando neste mercado para suprir a necessidade de profissionais na área, que está em expansão”, declarou. A mãe de David, a dona de casa Zeneide Rodrigues, 54 anos, afirmou que estava realizando um sonho ao ver o filho colar grau. “Estou muito feliz. É uma vitória que ele está conquistando”.

A rede de escolas técnicas estaduais atende mais de 15 mil estudantes, distribuídos nos cursos técnicos, nas seguintes formas de oferta: ensino médio Integrado à educação profissional; ensino médio integrado à educação profissional em tempo integral; ensino médio integrado à educação profissional de jovens e adultos, e subsequente (pós-médio).

Texto:Márcio Flexa

Fotos:Rai Pontes