Estudantes do Ensino Médio lançam livro de autoria própria e interdisciplinar com apresentação ao público

Tocantins

18.09.2025

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, do município de Almas, realizou na manhã desta quinta-feira, 18, o lançamento do livro Escritas do Amanhã: Construindo Proficiência & Consciência Climática, de autoria dos estudantes do Ensino Médio, momento que simboliza  troca de saberes entre diferentes etapas da educação básica e reafirma o papel da escola como espaço formativo, participativo e transformador.

A ação busca promover o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos estudantes do Ensino Médio, bem como fortalecer o protagonismo juvenil e o engajamento socioambiental. 

Professores, equipe gestora, estudantes e familiares participaram do evento, no ambiente de celebração e pertencimento, em que estudantes protagonizaram com apresentação de suas produções textuais, que incluíram cartas abertas, artigos de opinião, editoriais, resenhas e poesias.

O projeto foi desenvolvido em seis meses, período em que ocorreu o desenvolvimento da proficiência leitora e escritora em articulação com os saberes científicos e populares sobre a crise climática. O lançamento do livro celebrou os resultados e deu visibilidade ao esforço coletivo de construção de conhecimento, ao fortalecimento do letramento ambiental e à elevação das competências textuais dos estudantes, atendendo aos objetivos propostos na etapa de recomposição das aprendizagens.

Ao final do evento, cada estudante recebeu uma cópia impressa do livro, o que simboliza a materialidade do seu percurso formativo e a valorização da sua voz como sujeito de direitos e deveres socioambientais.

Entre os temas abordados, destacam-se questões ambientais e territoriais, resultado de um trabalho interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Biologia. A cerimônia evidenciou o domínio dos conteúdos, a capacidade crítica dos estudantes e o uso da linguagem como instrumento de intervenção social. O evento destacou o envolvimento e a criatividade dos jovens autores.

Um dos pontos marcantes no evento foi a participação dos estudantes do ensino fundamental, por proporcionar uma ação formativa de incentivo à leitura, escrita e consciência ambiental desde os anos iniciais, além de permitir o contato com práticas pedagógicas que valorizam a autoria e o protagonismo discente.

Interação com o público

Os autores envolveram o público em ações como rodas de leitura mediadas pelas oficinas de escrita criativa com temática ambiental, exposição de infográficos produzidos pelos alunos e visita guiada à mostra interdisciplinar com os principais resultados do projeto. As produções expressaram domínio de gêneros e estratégias argumentativas e consciência crítica acerca das ameaças ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida nos territórios periféricos, quilombolas e indígenas.

O professor de Língua Portuguesa, Vinicius Rodrigues, comentou sobre o projeto. “A materialidade desse projeto, sem dúvida, é um dos momentos mais marcantes da minha trajetória docente. O Trabalho nos permitiu ultrapassar os limites da sala de aula e tocar em questões profundas que envolvem identidade, território e futuro. Mais do que desenvolver a proficiência, conseguimos despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento e responsabilidade socioambiental”, destacou. 

Alan Cassio Rodrigues Soares, professor de Biologia, comenta sobre momentos importantes durante a ação. “Uma das experiências mais significativas foi a investigação realizada pelos estudantes no Córrego Pendurado, no município de Almas, que serviu como ponto de partida para diversas discussões sobre os impactos da ação humana nos ecossistemas locais. Durante as visitas técnicas, os alunos observaram a degradação do ambiente, e realizaram registros que posteriormente subsidiaram suas produções textuais”, destacou. 

A diretora da unidade escolar, Marizete Cardoso, comentou sobre os impactos do projeto. “Este projeto representou muito mais do que o desenvolvimento da leitura e da escrita. Ele tocou vidas, despertou consciências e reafirmou o papel da escola pública como espaço de transformação. Nossos estudantes se tornaram autores, pesquisadores, protagonistas de suas próprias histórias e agentes de mudança em relação às questões ambientais que afetam diretamente nosso território”, concluiu.

Nivardo Neto C. de Freitas, estudante da 3ª série do Ensino Médio, comentou sobre a mudança de visão, após participar do projeto. “Sempre gostei da natureza, de observar as árvores, os rios, os animais, mas nunca tinha parado para pensar como tudo isso está sendo ameaçado pela crise climática. Ver meu texto publicado no livro foi mais do que uma conquista, foi um despertar”, finalizou. 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins