Estudantes do ensino médio já podem fazer suas inscrições no programa Parlamento Jovem Brasileiro

Tocantins

22.05.2023

Estão abertas as inscrições para os estudantes que desejam ter a experiência de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, por meio do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que está em sua 18ª edição. Podem participar alunos que estejam cursando o ensino médio em escolas públicas ou privadas, e as inscrições podem ser realizadas no endereço: camara.leg.br/pjb, até o dia 30 de junho.

A novidade, neste ano, é que o tema será “A educação que queremos”, e o estudante será convidado a refletir sobre aspectos que transformam, por meio da educação. O trabalho começa com as pesquisas sobre as políticas públicas municipais, estaduais e nacionais relacionadas ao tema. Os participantes também poderão entrevistar outros jovens sobre suas impressões e ideias sobre a educação.

Com isso, os alunos aprendem a exercitar os princípios democráticos e levam para a sociedade as impressões sobre os problemas e as possíveis soluções. 

O programa será realizado em três etapas, a local, na qual os jovens participam da jornada de Aprendizagem Cidadã numa plataforma on-line de cursos da Câmara dos Deputados, uma experiência de sete semanas. Nessa etapa, são 40 vagas por estado.

A etapa estadual será realizada em duas fases, a pré-seleção dos discursos e a seleção final do jovem que irá representar o estado e os demais estudantes na Jornada Parlamentar, essa escolha será realizada com a colaboração das plataformas virtuais. Os jovens pré-selecionados deverão gravar seu discurso em vídeo, que será postado no portal de votação on-line, e terão os seus trabalhos visualizados e votados. 

Serão selecionados 27 estudantes, um de cada unidade da federação, que viajarão a Brasília, para a jornada parlamentar, que acontecerá de 5 a 7 de dezembro, e esta será a etapa nacional.

O PJB é uma realização da Câmara dos Deputados e visa oferecer aos participantes uma jornada de aprendizagens sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. 

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins